Periquitão-maracanã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPeriquitão-maracanã
Em São Carlos, Brasil

Em São Carlos, Brasil
Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Aratinga
Espécie: A. leucophthalma
Nome binomial
Aratinga leucophthalma
Psittacara leucophthalmus

(Statius Muller, 1776)

O periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalma[1] [2] ou Aratinga leucophthalma[3] ou Psittacara leucophthalmus[4] ), conhecido por aratinga-de-bando, araguaguaí, araguaí, araguari, aruaí, maracanã, maricatã ou maritaca, é uma ave da ordem Psittaciformes, família Psittacidae.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Casal de periquitões-maracanã comendo coquinhos de jerivá.
(Serra Negra, Brasil)

Tem plumagem verde com algumas penas vermelhas nos lados da cabeça, asas com partes inferiores amarelas e encontros vermelhos, ambos visíveis em voo. Apresenta manchas vermelhas na altura do pescoço e coberteiras inferiores das asas vermelhas e amarelas, que variam dependendo da idade da ave. O bico é claro, e a região perioftálmica é nua e branca, e a íris é laranja.[5] Mede, em média, entre 30 e 32 cm.

Casal de periquitões-maracanã/> (Itajubá, Brasil)

]]

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

Ocorre das Guianas à Argentina e por quase todo o Brasil, sendo encontrado desde em florestas até cidades. É ave adaptável a ambientes alterados pelo homem.



Dieta[editar | editar código-fonte]

O periquitão-maracanã se alimenta, principalmente, de frutos e sementes porém pode se alimentar também de insetos e bagas .

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Vive em bandos grandes, compostos de 30 a 40 indivíduos (ou mais), que dormem coletivamente em variados lugares. Os casais, no entanto, nidificam isoladamente em ocos de pau, paredões de pedra, afloramentos calcários, barrancos e também embaixo de telhados de edificações humanas, o que ajuda muito na sua ocupação de espaços urbanos. Mantêm-se discretos quando nidificam em habitações, chegando e saindo do ninho silenciosamente e esperando pousados em árvores até que possam voar para o ninho sem serem percebidos. Como a maior parte dos psitacídeos, não coletam materiais para a construção do ninho, colocando e chocando os ovos diretamente sobre o solo do local de nidificação.

Cativeiro[editar | editar código-fonte]

No Brasil, pode ser adquirido com nota fiscal e autorização do IBAMA.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Periquitão-maracanã