Personagem secundária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Personagem secundária (ou coadjuvante), em um filme, novela, teatro, etc, é aquele que não é protagonista ou é o nome genérico de outros personagens de menor importância. Existem também diversos outros tipos de personagens coadjuvantes como os que desempenham um papel auxiliar contínuo aos personagens principais, os que surgem apenas ocasionalmente ou irregularmente em telenovelas, os que aparecem apenas uma vez em uma cena de filme, os que têm pouco envolvimento com a história e aparecem com certa frequência.

No caso em que grandes atores exercem o papel de um personagem coadjuvante, este pode receber o nome de "ator convidado" (guest). Entretanto, como há casos em que um ator pode ser convidado para uma situação de emergência, os grandes atores em papeis coadjuvantes podem também ser chamados de "convidado especial" (special guest) ou ser referidos com palavras como "participação especial de".

Em filmes, novelas e peças de teatro, dificilmente o personagem principal atuará sozinho, primeiramente haverá a organização de presença de personagens coadjuvantes em torno do personagem principal para destacá-lo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.