Perúgia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Perugia)
Ir para: navegação, pesquisa
Perúgia
[[Imagem:Praça 4 de Novembro, em Peruglia.|250 px|none|]]
Localização de Perúgia
País  Itália
Região Flag of Umbria.svg Úmbria
Província Não disponível
Área
 - Total 449 km²
População
 - Total 158,313
    • Densidade 352.59/km2 
Código Postal 06100
Código ISTAT 054039
Comunas limítrofes Assisi, Bastia Umbra, Corciano, Deruta, Gubbio, Magione, Marsciano, Panicale, Piegaro, Torgiano, Umbertide, Valfabbrica
Prefixo telefônico 075
Fiscal G478
Orago padroeiro São Constâncio
Sítio http://www.comune.perugia.it/

Perúgia ou Perúsia(em italiano Perugia) é uma comuna italiana, capital da região da Úmbria, perto do rio Tibre e capital da província homônima, com cerca de 158.313 habitantes.[1] [2] [3]

Estende-se por uma área de 449 km², tendo uma densidade populacional de 352.59 hab/km². Faz fronteira com Assisi, Bastia Umbra, Corciano, Deruta, Gubbio, Magione, Marsciano, Panicale, Piegaro, Torgiano, Umbertide, Valfabbrica.

Perugia deu seu nome ao famoso pintor Perugino (Pietro Vannucci), que viveu e trabalhou lá. Um outro famoso pintor, Pinturicchio, viveu em Perugia.

História[editar | editar código-fonte]

Perúgia aparece primeiramente (como Perusia) na História como uma das doze cidades confederadas da Etrúria. Mencionada primeiramente na guerra de 310 a.C. ou de 309 a.C. entre os Etruscos e os Romanos. Foi, entretanto, uma parte importante na rebelião de 295, e foi reduzida, com Volsínios e Arécio (Arezzo), a procurar paz no ano seguinte. Em 216 e em 205 ajudou Roma na guerra contra Aníbal, voltando mais tarde a ser negligenciada até 41-40 a.C., quando Lúcio Antônio aí se refugiou, sendo reduzida por César Augusto após um longo cerco. A cidade foi queimada, como é dito, à exceção dos templos de Vulcano e de Juno.

É muito pouco mencionada pelos geógrafos até a metade do século VI, quando foi capturada por Totila após um longo cerco. No período lombardo é dita como uma das cidades principais da Tuscia. No século IX, com o consentimento de Carlos Magno e Luís, o Piedoso, ficou com os papas; mas por muitos séculos a cidade continuou a manter uma vida independente, guerreando contra muitas das terras e das cidades vizinhas - Foligno, Assisi, Spoleto, Todi, Siena, Arezzo etc.

Em várias ocasiões os papas encontraram asilo dentro de suas paredes, e foi lugar de reunião dos conclaves que elegeram Honório II (1124), Papa Honório IV (1285), Papa Celestino V (1294), e Papa Clemente V (1305). Mas Perúgia não teve nenhum interesse em simplesmente subservir aos interesses papais.

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

Monumentos e atrações culturais[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Perúgia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.