Pescatoria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPescatoria
Pescatoria hirtzii
Pescatoria hirtzii
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Pescatoria
Espécies
25 espécies - ver texto
Sinónimos
Bollea Rchb.f.
Pescatorea Rchb.f.

Pescatoria é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Reichenbach f., em Botanische Zeitung. Berlin 10: 667, em 1852. Robert Louis Dressler propôs a unificação do gênero Bollea Rchb.f com Pescatoria em artigo publicado em 2005.[1]

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Trata-se de gênero com vinte cinco espécies, robustas, epífitas, que habitam as florestas tropicais quentes e úmidas do Norte da Amazônia. Duas espécies são citadas para o Brasil, uma longamente conhecida e outra recentemente descoberta. Pode-se considerar a Colômbia como centro de dispersão desse gênero.

Descrição[editar | editar código-fonte]

São plantas de crescimento cespitoso, de rizoma curtissímo, com leques de folhas à maneira de Huntleya, sem sinais de pseudobulbos, mas apenas um nódulo no qual ficam inseridas as Baínhas das numerosas folhas, estas eretas, flácidas, herbáceas, fasciculadas e equitantes. Como em Huntleya sua inflorescência é solitária, emergindo das bainhas das folhas inferiores.

Aparentadas de Cochleanthes e Warczewiczella, delas se distingüem por suas flores apresentarem labelo dotado de longo unguículo sinuoso e levantado, brusca¬mente alargado em lâmina erguida e aconchavada, no disco com calo quase inteiro, alongado transversalmente, regularmente cristado, parecendo uma engrenagem espessa.

As flores são carnosas, grandes, arredondadas e vistosas, normalmente violáceas ou azuis, ocasionalmente, pálidas, brancas, roseas ou manchadas. As sépalas são parecidas entre si e com as pétalas. A coluna é curta, larga, carnosa, sem asas, prolongada em pé onde fica articulado o já citado unguículo do labelo. A antera é terminal, contendo dois pares de polínias cerosas.

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Pescatoria — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pescatoria
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pescatoria

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.