Pessimismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por ver as coisas sempre pelo lado negativo.

Segundo o dicionário Aurélio, em sua versão eletrônica, pessimismo é a "disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior". No âmbito filosófico, segundo a mesma fonte, refere-se a um "caráter das doutrinas metafísicas ou morais que afirmam a supremacia do mal sobre o bem e costumam levar à adoção de uma atitude geral de escapismo, imobilismo ou conformismo, quer seja o mal considerado a privação dos meios de conservação da vida (alimentação, abrigo etc.), quer seja considerado a privação dos meios de expansão e desenvolvimento espiritual."

O dicionário Houaiss, por sua vez, caracteriza o pessimismo filosófico como "caráter de doutrina metafísica ou moral segundo a qual os aspectos maus ou negativos da existência superam os bons ou positivos, concepção que teve uma de suas expressões mais radicais no pensamento do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) e em seus seguidores".

Quem tem pessimismo é chamado(a) de pessimista. O pessimismo pode ser analisado como uma forma de autoproteção do indivíduo, ou seja, o uso dos acontecimentos anteriores numa tentativa de formar padrões que o permitam prever possíveis situações emocionalmente frustrantes para o mesmo. São muitos os filósofos pessimistas na história da filosofia. Uma filosofia pessimista tem por característica o discurso de que a vida é sofrida. Dor e sofrimento. Os principais filósofos pessimistas na história da filosofia são Schopenhauer e Nietzsche.

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pessimismo