Peta Wilson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Peta Wilson
Nascimento 18 de Novembro de 1970
Sydney, Nova Gales do Sul Austrália
Nacionalidade Austrália Australiana
Ocupação Atriz

Peta Gia Wilson (Sydney, 18 de Novembro de 1970) é uma atriz e modelo australiana, mais conhecida por ter interpretado Nikita na série de televisão La Femme Nikita, baseada no filme homônimo.

Com o encerramento da série, em 2001, Peta continuou a carreira de atriz, tendo inclusive interpretado Mina Harker no filme The League of Extraordinary Gentleman. Seu mais recente papel foi o de uma aeromoça chamada Bobbie Faye, no filme Superman Returns.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wilson nasceu na Austrália, cidade de Sydney, Nova Gales do Sul. Filha do casal Karlene White e Darcy Wilson (que viriam a se divorciar no ano de 1982).

Durante sua infância, ela e sua família mudavam de cidade constantemente - graças ao trabalho de seu pai como membro da força especial do país - o que a levou a se interessar pela atuação e pelo entretenimento, como forma de compensar a constante necessidade de se adaptar a novos ambientes.

Na adolescência, Wilson viria a se envolver com a prática de esportes, em especial netball e natação. Sua mãe começou a ficar preocupada com a possibilidade de sua filha, energética como era, se tornasse cada vez mais uma maria-rapaz devido à intensa prática de esportes e a preferência pela companhia de rapazes. Por causa disso, ela começaria a ter aulas de etiqueta e comportamento. E, durante uma dessas aulas, viria a ser "descoberta" por uma agência de modelos, com quem logo viria a assinar um contrato.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A carreira de modelo possibilitou que Wilson morasse na Europa durante certo tempo, mas, ao se mudar para Los Angeles, ela começaria a estudar atuação em 1991.

Durante este período, viria a estudar com profissionais como Arthur Mendoza (do The Actors Circle Theatre de Los Angeles) e Tom Waits, no TomKat Repertory Group. No início de sua carreira como atriz, Peta faria pequenas participações em filmes independentes como Loser e One of Our Own. Em 1996, sentindo-se pronta para seguir com seus estudos na cidade de Nova Iorque, a atriz acabaria sendo persuadida a participar de uma audição promovida na época pela rede de televisão USA Network. Vencendo mais de 200 concorrentes, Wilson obteve o papel principal na série La Femme Nikita, que viria a ser produzida no Canadá.

Baseado no filme homônimo de Luc Besson, a série teria Wilson interpretando "Nikita", uma agente secreta treinada em diversas artes marciais que, após ser falsamente declarada culpada de um crime que não cometeu, começa a trabalhar como espiã.

A série viria a se tornar um dos maiores sucessos da época, tanto de crítica como de público, dando um grande impulso à carreira de Wilson, cuja aclamada interpretação lhe rendeu duas indicações aos Prêmios Gemini na categoria Melhor Performance por uma Atriz num Papel Principal Dramático.

Após Nikita[editar | editar código-fonte]

Após o término da série, Wilson ficaria um certo período sem grandes papéis de destaque, mas, em 2003, venceria concorrentes como Monica Bellucci pelo papel da vampira Mina Harker no filme The League of Extraordinary Gentlemen, ao lado de Sean Connery (que interpretaria Alan Quatermain). Em Julho de 2004, posaria nua para a edição norte-americana da revista Playboy.

Mais recentemente, em 2006, pode ser vista como Bobbie Faye no filme Superman Returns.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Desde 1992, Wilson tem vivido com Damien Harris (filho do ator Richard Harris). Em 2001, o casal teve um filho, James.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Original Papel Observações
2013 Dutch Kills Ladye Bishop
2011 Liberator Marla Criswell
2010 Errand_boy Genie
2009 Malibu Shark Heather
2008 Beautiful Sherrie
2007 Gardens of the Night Sarah
2006 Superman Returns Bobbie Faye
2003 The League of Extraordinary Gentlemen Mina Harker
2004 False Pretenses Dianne/Dee Dee Filme feito para a TV
2002 Joe and Max Anny Ondra Filme feito para a TV
2000 Mercy Vickie Kittrie
1997 One of Our Own Cpl. Jennifer Vaughn
Vanishing Point Motoqueira Filmes feito para a TV
1996 Loser Alyssha Rourke
Woman Undone Recepcionista Filmes feito para a TV
1995 Naked Jane
The Sadness of Sex "Garota dos sonhos"

Televisão[editar | editar código-fonte]

Além dos filmes acima, a atriz estrelou as cinco temporadas de La Femme Nikita entre os anos de 1997 e 2001 como a personagem-título e fez diversas participações especiais em alguns episódios de diversas séries de televisão e minisséries, como:

Ano Título Original Episódio Papel Observações
2012 The Finder Little Green Man Pope
2010 CSI: MIami Sudden Death Amanda
2006 Two Twisted A Flash Executive Mischa Sparkle
2005 Jonny Zero Diamonds & Guns Aly
Jonny Zero Bounty Aly
2001 A Girl Thing Alex minissérie televisiva
Other People Pilot Harriet Stone Episódio piloto malsucedido.
1996 Highlander Promises Inspetora
Strangers Going Without Martha Creditada como Peta Gia Wilson

Ligações externas[editar | editar código-fonte]