Pete Duel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Pete Duel (Peter Ellstrom Deuel, Rochester, Nova Iorque, 24 de Fevereiro de 1940 - 31 de Dezembro de 1971) foi um ator americano, mais conhecido por seu papel na série de televisão Alias ​​Smith and Jones.

Primeiros anos de vida[editar | editar código-fonte]

Peter Ellstrom Deuel nasceu em Rochester, Nova Iorque, e cresceu em Penfield nas proximidades. Ele frequentou a Universidade de St. Lawrence, em Canton, Nova York, onde se formou em Inglês. Ainda assim, ele preferiu atuando em produções do departamento de teatro para estudar para suas aulas durante os dois anos lá. Quando seu pai chegou a vê-lo em The Rose Tattoo, percebeu que seu filho estava apenas perdendo tempo e dinheiro na universidade, e disse-lhe para seguir uma carreira de ator. Movendo-se para Nova York, Duel conseguiu um papel em uma produção itinerante da comédia Take Her, (Ela é Minha). Para encontrar trabalho no cinema, Duel e sua mãe levou todo o país para Hollywood em 1963, com apenas uma barraca para abrigá-los a cada noite.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em Hollywood, ele encontrou trabalho na televisão, fazendo pequenas participações em comédias como Gomer Pyle, USMC e dramas, como Channing ABC com Jason Evers e Combat! com Rick Jason e Vic Morrow. Em 1965, ele estava no elenco da série de comédia Gidget. Gidget duelou jogando com o meio irmão, John Cooper, na série, e apareceu em 22 dos 32 episódios. Gidget foi cancelada depois de apenas uma temporada em 1966, mas Duel foi imediatamente oferecido com o papel principal de Dave Willis, um arquiteto recém-casado aprendiz, em uma comédia romântica chamada de Amor em um telhado (Love anda a Rofftop). Embora o show ganhou boa audiência, a ABC decidiu não trazê-lo de volta depois de sua primeira temporada. Duel quis passar de sitcoms para papéis mais sérios. Ele apareceu em The Psychiatrist, The Bold Ones, Ironside, e Marcus WelbyeMD. Ele também fez filmes durante este tempo, começando com o importante papel do melhor amigo de Rod Taylor e co-piloto, Mike Brewer, em O Inferno com heróis (The Hell with Heroes) em 1968 e no ano seguinte em Generation. Após esse filme, ele foi para a Espanha para filmar Cannon for Cordoba (1970), um western no qual ele interpretou o soldado brincalhão, Andy Rice. Em parte devido à sua estranha semelhança, seu irmão mais novo, Geoffrey Deuel (que estrelou o filme Chisum com John Wayne como o personagem Billy the Kid), às vezes é confundido com ele.

Em 1970, Duel foi escalado como o fora-da-lei Hannibal Heyes, alias Joshua Smith, ao lado de Ben Murphy, em Alias ​​Smith and Jones, um western light-hearted sobre as façanhas de dois bandidos tentando ganhar uma anistia. Durante o hiato entre a primeira e segunda temporadas, ele estrelou a produção televisiva do jogo Percy MacKaye de 1908, O Espantalho (The Scarecrow).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Duel envolveu-se na política durante as primárias para a eleição presidencial de 1968, em campanha para Eugene McCarthy, em oposição à guerra do Vietnã. Ele participou da Convenção Nacional Democrata em Chicago, e testemunhou a violência que explodiu.

Morte[editar | editar código-fonte]

Nas primeiras horas de 31 de dezembro de 1971, Duel aparentemente se suicidou, depois de beber muito na noite anterior. Naquela época, sua namorada, Dianne Ray, estava na casa, mas não na mesma sala, e não testemunhou o que aconteceu. Em Outubro de 1970, ele havia sido o motorista em um acidente de carro em que outra pessoa foi ferida e estava enfrentando problemas legais. Um astrólogo tinha então lhe dito que 1972 ia ser um ano difícil para ele. Após sua morte, seu papel em Alias ​​Smith and Jones foi assumido por Roger Davis (anteriormente, o narrador da série), mas a perda repentina revelou-se grande demasiada e os fãs demoraram a aceitar a Davis indiferentes para o futuro. A série foi cancelada em 1973.

Sua morte repentina em 1971 por uma bala auto-infligida aparente pegou todos de surpresa, no entanto a investigação indicou que ele estava deprimido e tinha problemas de álcool grave. Durante uma entrevista, foi perguntado como se sentia fazendo uma série semanal, ao que ele respondeu: "É uma grande chateação gordura para qualquer ator com interesse em seu trabalho. É a armadilha final."

Duel é enterrado no Cemitério Oakwood em Penfield, Nova York.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

1963 Channing
1964 Combat! Szigeti
1964 Mickey Crazy Hips McNish
1964–1965 Gomer Pyle, U.S.M.C. 1st Man/Marine at dance
1964–1965 Twelve O'Clock High Tenente Benning/Tenente Ditchik
1965–1966 Gidget John Cooper
1965 Diamond Jim: Skulduggery in Samantha Wild Youth
1965 The Fugitive Buzzy
1965–1967 The F.B.I. Wayne Everett Powell/Mike James
1966 W.I.A. Wounded in Action Soldado Myers
1966–1967 Love on a Rooftop David Willis
1968 The Hell with Heroes Mike Brewer
1968 Ironside Jonathan Dix
1968–1969 The Virginian Jim Dewey como Thomas Baker/Denny Todd
1968–1971 The Name of the Game Chernin/Ted Sands
1969 Generation Walter Owen
1969 Marcus Welby, M.D. Lew Sawyer
1970 Cannon for Cordoba Andy Rice
1970 The Young Country Honest John Smith
1970 Insight Edward
1970 Matt Lincoln Father Nicholas Burrell
1970 The Interns Fred Chalmers
1970 The Young Lawyers Dom Acosta
1970 The Bold Ones: The Lawyers Jerry Purdue
1970 The Psychiatrist: God Bless the Children Casey T. Poe
1971 Alias Smith and Jones Hannibal Heyes/Joshua Smith
1971 Marcus Welby, M.D. Roger Nastili
1971 The Psychiatrist Casey Poe
1971 How to Steal an Airplane Sam Rollins
1971–1972 Alias Smith and Jones Hannibal Heyes/Joshua Smith
1972 The Scarecrow Richard Talbot
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.