Peter Ustinov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura pelo marechal da União Soviética, consulte Dmitri Ustinov

Peter Ustinov
Peter Ustinov
Nome completo Peter Alexander Freiherr von Ustinov
Nascimento 16 de abril de 1921
Londres, Inglaterra
Nacionalidade inglês
Morte 28 de março de 2004 (82 anos)
Genolier Suíça
Ocupação Ator, diretor, roteirista
Oscares da Academia
1961 – Spartacus (Melhor ator coadjuvante)
1964 – Topkapi (Melhor ator coadjuvante)
Emmys
1952 – Omnibus (Melhor ator em minissérie ou telefilme)
1970 - Tempestade de Verão (Melhor ator em minissérie ou telefilme)
Globos de Ouro
1951 - Quo Vadis (melhor ator coadjuvante)
Outros prêmios
2001 Câmera de Ouro (prêmio honorário)

Peter Alexander Freiherr von Ustinov, CBE (Londres, Inglaterra, 16 de abril de 1921Genolier, Suíça, 28 de março de 2004) foi um ator e escritor inglês.

Biografia

Filho de Jona von Ustinov, um jornalista de origem russa e de Nadezhda Leontievna "Nadia" Benoisuma, pintora descendente de franceses, Peter Ustinov queria escrever peças de teatro e por isso foi estudar artes dramáticas. Aos 17 anos ele estreou como ator interpretando um personagem muitos anos mais velho.

Comediante nato, logo chamou a atenção de diretores e do público e, em 1951, recebeu sua primeira indicação ao Óscar pelo papel de Nero em Quo Vadis. Recebeu duas vezes o Oscar de melhor ator coadjuvante, a primeira em 1960 como o diretor de uma escola de gladiadores em Spartacus e a segunda em 1965 por Topkapi.

Além de atuar em mais de 60 filmes, se destacou também como dramaturgo e escritor, tendo publicado 20 livros. Em 1990 ele recebeu o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico e pôde usar Sir antes do seu nome. Foi também, durante muitos anos, embaixador da Unicef.

Um dos seus papéis mais brilhantes foi interpretando Hercule Poirot, personagem dos romances de mistério de Agatha Christie.

Em 2002, Ustinov foi, pela primeira vez, a Berlim numa missão da UNICEF para visitar o círculo dos United Buddy Bears que promove um mundo mais pacífico entre as nações, culturas e religiões. Estava determinado a garantir que o Iraque também seria representado neste círculo de cerca de 140 países. Em 2003, patrocinou e abriu a segunda exposição dos United Buddy Bears em Berlim.[1] Faleceu aos 82 anos e foi sepultado no Cemitério Bursins, Nyon, Vaud na Suíça.[2]

Imagens

Referências

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Peter Ustinov
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.