Peter Venkman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Peter Venkman
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Columbia Pictures
DIC Entertainment
88MPH Studios
Primeira aparição filme Ghostbusters
Criado por Harold Ramis
Dan Aykroyd
Terra natal Estados Unidos Brooklyn
Afiliações Caça-Fantasmas
Universidade de Columbia
Ocupação cientista, ex-psicólogo da Universidade de Columbia e caça-fantasma
Parceria Egon Spengler
Ray Stantz
Winston Zeddemore
Base de operações Nova York
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Peter Venkman, é um personagem fictício da franquia Ghostbusters. Venkman esteve presente nos filmes Ghostbusters e Ghostbusters II (em ambas interpretadas por Bill Murray), nas séries animadas The Real Ghostbusters e Extreme Ghostbusters - na segunda apenas no episódio final - na série de história em quadrinhos Ghostbusters: Legion e em vários jogos de videogames da franquia. Venkman foi dublado nas versões americana das animações por Lorenzo Music e Dave Coulier.

Personagem[editar | editar código-fonte]

Nascido no Brooklyn (Nova York), Peter é um dos três doutores especializados em parapsicologia do time, além de ser Ph.D em psicologia. Nos filmes, ele é caracterizado pelo seu jeito irreverente, pela preguiça no trabalho e por ser mulherengo. Apesar de ser um do três cientistas com doutorado do grupo, ele é o que leva menos a sério sua profissão sendo um "farsante e trapaceiro" nas palavras do reitor da faculdade de onde são demitidos. Entretanto, ele é o maior conhecedor da ruas, em comparação a Ray Stantz e Egon Spengler.

Peter procura sempre ser a voz de comando do grupo, e despista seu menor conhecimento em ciência com sua maior sociabilidade em relação a Ray e Egon. Ele também serve de ligação entre o time e a realidade das ruas.

Com exceção de Winston Zeddemore, ele é o que demonstra menor conhecimento em paranormalidade. Ele é o mais cômico do grupo e também o melhor negociador. É ele quem consegue persuadir o prefeito da cidade para saírem da cadeia. No segundo filme, ele tinha seu próprio programa de TV, no estilo talk show e tinha um interesse romântico em Dana Barrett em ambos os filmes.

The Real Ghostbusters[editar | editar código-fonte]

Nessa série, seu jeito mulherengo é diminuído, porém ainda mantêm seu jeito sarcástico e crítico a deciões. Peter usa um uniforme marrom e seu personagem teve um visual um pouco modificado para não parecer com Bill Murray, como a barba por fazer que foi retirada. Mesmo não sendo oficialmente o líder do grupo, ele costuma tomar decisões em alguns momentos, mesmo quando não perguntado. Ele foi contra a idéia de Geléia viver no quartel gerenal do grupo, mas depois desenvolve uma simpatia pelo fantasma verde, mesmo sendo o principal alvo das trapalhadas de Geléia.

Nos episódios "Venkman's Ghost Repellers" ("O Repelente de Fantasmas do Peter"), "Cold Cash and Hot Water" ("Dinheiro Frio, Água Quente"), e "Treasure of the Sierra Tamale" ("O Tesouro de Sierra Tamale") aparece ao lado de seu pai, um trambiqueiro que nunca está presente nos dias de Natal, como mencionado no episódio "X-mas Marks The Spot" ("O Natal Marca o Ponto"). Peter tem medo de escorpiões e seu passatempo favorito são os trens.

Extreme Ghostbusters[editar | editar código-fonte]

Peter, assim com Ray e Winston, aparece somente no último episódio da série que está divido em duas partes. Após o fim das atividades dos Caça-fantasmas, ele se muda para a Califórnia com a intenção de rodar um filme sobre os caça-fantasmas, inclusive esperando contar com a presença de Brad Pitt para interpretá-lo nos cinemas.

Ghostbusters: Legion[editar | editar código-fonte]

Na mini-série em quadrinhos, Peter é semelhante a seu personagem dos cinemas intepretado por Bill Murray, mulherengo, com pouco interesse na ciência e com jeito sarcástico e cômico.

Videogames e Outras Participações[editar | editar código-fonte]

Nos vários jogos lançados sobre a franquia, sempre o personagem é baseado no personagem dos filmes, interpretado por Bill Murray, assim como os outros membros do time.

Citações[editar | editar código-fonte]

  • Peter: "Alice, você está menstruada agora mesmo?"

Administrador da Biblioteca: "O que isso tem a ver com o caso?" Peter: "Para trás, eu sou o cientista aqui" (Ghostbusters de 1984)

  • "Peguem ela? Esse é seu plano, 'peguem ela'?" (Ghostbusters de 1984)
  • Peter: "Janine, alguma ligação?"

Janine: "Não" Peter: "Alguma mensagem?" Janine: "Não" Peter: "Algum cliente?" Janine: "Não. Dr. Venkamn" Peter: "É um ótimo emprego, não é? Digite alguma coisa, ok? Estamos lhe pagando pra isso" (Ghostbusters de 1984)

  • Dana Barrett: "Lá é meu quarto, nada acontece ali."

Peter: "Isso é um 'crime'! (Ghostbusters de 1984)

  • "O que tem o doce?" (Ghostbusters de 1984)
  • "Cachorros e gatos vivendo juntos, histeria em massa!" (Ghostbusters de 1984)
  • "Ok... então... ela é um cachorro." (Ghostbusters de 1984)
  • "Ela não é normal, ela dorme acima dos lençóis, dois metros acima!" (Ghostbusters de 1984)
  • "Hey, ninguém pisa em uma igreja na minha cidade!" (Ghostbusters de 1984)
  • (pouco antes de cruzar os raios): "Vejo você no outro lado, Ray" (Ghostbusters de 1984)
  • (para o prefeito): "Hey, eu sou um eleitor. Não deveria mentir pra mim e beijar minha bunda?" (Ghostbusters II de 1989)
  • "Viggy, Viggy, Viggy, você tem sido um mal macaco!" (Ghostbusters II de 1989)
  • "Isso é péssimo pra se dizer. Egon. Você está certo, mesmo assim péssimo pra se dizer" (The Real Ghostbusters)
  • "Ray, você é escocês como o Big Mac" (The Real Ghostbusters)