Petrel-mergulhador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPetrel-mergulhador
Pelecanoides garnotii

Pelecanoides garnotii
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Pelecanoididae
G.R. Gray, 1871
Género: Pelecanoides
Lacépède, 1799
Espécies
Pelecanoides garnotii

Pelecanoides magellani

Pelecanoides georgicus

Pelecanoides urinatrix

Os petréis-mergulhadores (família Pelecanoididae, com um único género Pelecanoides) são aves marinhas da ordem dos Procellariiformes. São por vezes, impropriamente, designados de painhos-mergulhadores.[1] O género é constituído por quatro espécies.

São aves de pequeno porte (cerca de 20 cm de comprimento). São semelhantes às alcas e aos papagaios-do-mar[2] devido a evolução convergente, pertencentes a outra família, têm hábitos semelhantes, capturando alimento através do mergulho. Alguns pesquisadores chegaram mesmo a sugerir que estas semelhanças se deviam a proximidade no ramo evolutivo. De entre os Procellariiformes, os petréis-mergulhadores constituem a família mais adaptada à vida no mar, estando menos aptos para o voo. Geralmente, vivem mais próximas da costa que outras aves da ordem dos Procellariiformes.

Das quatro espécies, o yunco e o petrel-mergulhador-de-magalhães, têm áreas de distribuição muito restritas em volta das costas da América do Sul, enquanto que o petrel-mergulhador-comum e o petrel-mergulhador-da-geórgia-do-sul distribuem a sua área de dispersão pelos oceanos meridionais, acasalando nas ilhas da Nova Zelândia, ilhas sub-antárcticas no Oceano Índico, e ilhas do Atlântico (como em Tristão da Cunha). O petrel-mergulhador-de-magalhães é a única espécie que ocorre no Brasil.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • OLSON, Storrs L. (1985): Section X.H.3. Pelecanoididae. In: Farner, D.S.; King, J.R. & Parkes, Kenneth C. (eds.): Avian Biology 8: 79-238. Academic Press, New York.
  1. FERREIRA, Franclim. Filatelia: Aves - acesso a 18 de Agosto de 2007
  2. BRANCO, Joaquim Olinto. Aves Marinhas - acesso a 18 de Agosto de 2007
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.