Petrolândia (Contagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Petrolândia Contagem
  Bairro do Brasil  
Localização

Petrolândia é um bairro de Contagem na região metropolitana de Belo Horizonte. É o principal bairro da região sudoeste da cidade. Concentra grande parte do comércio da região, unidades de saúde e escolas. Começou a se formar a partir da década de 1960 e desde então cresceu muito, fazendo com que surgissem outros bairros em volta dele. Sua localização é próxima a via expressa de Contagem e fica no limite do município de Contagem com o Município de Betim, a área territorial do bairro faz limite com outros bairros, e são eles: Vila Universal (Contagem), Tropical (Contagem), Industrial São Luiz (Betim), Vila Beija-flor (Contagem).

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Petrolândia significa Terra do Petróleo ou Terra da Pedra. A primeira definição é mais apropriada, pois todas as ruas e logradouros do bairro fazem referências a atividades ligadas à produção de combustível, tais como Rua Refinaria Manguinhos, Rua Cubatão, Rua Refinaria Garbiel Passos, Rua Refinaria Duque de Caxias, Praça Petrobrás entre outras.

História do Bairro[editar | editar código-fonte]

A origem do bairro Petrolândia remonta ao final da década de 1950, quando algumas fazendas tiveram parte de suas terras compradas pela Companhia Imobiliária e Construtora de Belo Horizonte (CICOBE). Porém, os loteamentos só seriam iniciados em começos dos anos setenta. Nesses primeiros tempos não existiam vias asfaltadas ou ruas abertas e predominavam os lotes baldios e as trilhas. Por não haver transporte público a população tinha que andar muitos quilômetros a pé para chegar ao Centro de Contagem ou ao Bairro Industrial.

Além da divisão dos lotes houve demarcação das áreas em que seriam erguidas a igreja e a praça. O templo religioso, dedicado a Nossa Senhora da Aparecida, foi edificado nos anos setenta e sua inauguração se deu em 24 de maio de 1976. Já a praça, hoje designada por Praça da Petrobrás foi sendo construída ao longo da década de 1980, recebendo várias reformas nos anos seguintes. Para que esse terreno fosse convertido em uma área pública, fez-se necessária a mobilização da comunidade. A Prefeitura Municipal de Contagem, em 1988, tentou assentar nesse local um posto de saúde, mas a população reagiu e demoliu essa construção. A instalação médica acabou transferida para a esquina da Rua Refinaria União com a Rua Duque de Caxias.

A edificação da Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos data de 1975, sendo a primeira instituição de ensino do bairro. Em 1986, a comunidade passaria a contar com outro estabelecimento educacional, a Escola Newton Amaral. Em 1990, uma unidade da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC) foi instalada no bairro, dividindo espaço com a escola Isabel Nascimento.

No começo dos anos noventa quase todas as ruas do Petrolândia já contavam com pavimentação de asfalto, além de esgoto, água encanada e eletrificação. Houve melhoria no transporte público, com ampliação de linhas ligando o bairro ao centro do município ou diretamente à cidade de Belo Horizonte. Data desse período a ampliação do bairro e sua conurbação com outras comunidades, a exemplo dos bairros Tropical, São Luiz, São Caetano e da Vila Beija Flor.

O crescimento demográfico desta área causa muitas complicações, dentre elas cita-se o crescimento desorganizado. Sendo assim, dispondo de uma completa desorganização e sem lugares para lazer

No atual contexto do bairro, verifica-se o aumento de igrejas evangélicas, a intensificação do tráfego de veículos e a ampliação do comércio.

Crescimento demográfico[editar | editar código-fonte]

Em 1970, o bairro contava com 1.012 habitantes, no ano de 1980 a população girava em torno de 6.677 e, 1990, totalizava um contingente de 17.093[1]

Referências

  1. TOSTA, Sandra de Fátima Pereira. A missa e o culto vistos do lado de fora do altar: religião e vivências cotidianas em duas comunidades eclesiais de base do bairro Petrolândia, Contagem - MG. 1997. (Doutorado em Antropologia Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFCH-USP). São Paulo.