Peyo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo asteróide, veja 2944 Peyo.
Peyo
Biografia
Nascimento
Morte
Nome nativo
Pierre Culliford (belgique)
Nome no idioma nativo
Pierre Culliford (belgique)
Pseudónimo
Peyo
Cidadania
Alma mater
Atividades
Cônjuge
Nine Culliford (en)
Descendentes
Thierry Culliford (d)
Outras informações
Empregador
Áreas de trabalho
Movimento
Escola Marcinelle (en)
'Magnum opus'
Os Smurfs
Johan e Peewit
Benoît Brisefer (d)
Q2471855
Poussy (d)
Causa da morte
assinatura de Peyo

assinatura

Pierre Culliford (Schaerbeek, 25 de junho de 1928 - Bruxelas, 24 de dezembro de 1992), mais conhecido como Peyo, foi um ilustrador belga, mais conhecido por ter sido o criador dos Estrumpfes.

Biografia de Peyo

Peyo, nasceu em 25 de junho de 1928, em Schaerbeek, filho de pai inglês e mãe belga.

Biografia

Devido a morte prematura de seu pai, Peyo teve que começar a ganhar a vida em uma idade jovem. Seu primeiro emprego foi como projecionista de cinema no cinema: o pequeno 'Le Mirano'.

Talento e trabalho

Para o seu próximo trabalho Peyo quase tornou-se assistente de um dentista. Felizmente, ele foi contratado por um estúdio de desenhos animados em vez onde conheceu e trabalhou com alguns dos mais influentes da Europa, artistas de quadrinhos, como Franquin (Marsupilami) e Morris (Lucky Luke). Foi durante um desenho animado chamado "Le cadeau à la fée" (O presente para a Fada) que pequenass criaturinhas azuis com chapéus fez uma aparição! Infelizmente o estúdio fecha e Pierre Culliford decide se mudar em quadrinhos.

Início nos quadrinhos

Quando ele decidiu se tornar um artista em tempo integral em quadrinhos, Peyo, que ainda estava assinando seu trabalho com seu nome completo, decidiu que precisava de um pseudônimo. Ele se inspirou em seu apelido de infância 'Pierrot', ou, como um de seus primos mais jovens (que não poderia pronunciar o 'r') chamou-o, Pe-yot.

Começo e Sucesso na Spirou

Depois de várias tentativas sem sucesso com O Pirata do Quadrinhos (Capitão Coky), Peyo decidiu desenhar histórias com base na Idade Média. Ele publica tiras em diversos jornais. Ele desenhou algumas tiras para Le Soir o jornal diário belga e depois para a revista "Spirou".

Johan e Peewit

Johan e Peewit logo se tornaram um enorme sucesso e um dos principais personagens da revista.

A Primeira Aparição dos Smurfs

Para o nono lançamento de Johan e Peewit, Peyo precisava de um grupo de "bagunceirinhos" para construir uma flauta mágica. Ele se lembra de uma refeição que teve com seu amigo Franquin, quando ele queria perguntar a Franquin para passar-lhe o sal. Mas ele não podia se lembrar da palavra que ele diz: "Passe-me o ... uhm ... o Schtroumpf!". Franquin entrega-o e responde: "Aqui está o Schtroumpf! Uma vez que você strunfado com ele você pode Strunf de volta para mim." E assim o nome e o idioma dos pequenos arteiros foram inventados. E de repente na página 38 do livro apareceu de trás de uma pedra um Schtroumpf! Foi a primeira aparição dos Schtroumpfs (Smurfs)!

Merchandising

Departamentos de publicidade rapidamente viram o potencial do fenômeno Smurf, a Kellogg, a Côte d'Or e BN foram algumas das primeiras empresas a navegar na incrível e cada vez mais popular onda Smurfs.

Mas é provavelmente as figuras de PVC dos pequenos seres azuis, vendido pela primeira vez por Bully e depois por Schleich, que teve o maior sucesso.

Longa-metragem, Hanna-Barbera e Desenho Animado

Os Smurfs foram vistos pela primeira vez na televisão belga em uma série de curtas-metragens animados, feitos por TVA Dupuis, o estúdio de animação de televisão de Charles Dupuis (o pai espiritual da revista Robbedoes). Um par de anos mais tarde, em 1975, o estúdio Belvision belga produziu um longa-metragem baseado em "A Flauta Mágica", que realmente desencadeou o sucesso Smurfs. O filme foi lançado na Bélgica, França e Holanda.

Em 1981, Os Smurfs estreou na NBC, graças aos famosos cartoons produzidos pelos estúdios Hanna-Barbera.

Morte

Peyo veio a falecer em 24 de dezembro de 1992.

O Filme em 3D

Em Agosto de 2011 o longa-metragem digital Os Smurfs foi lançado nos cinemas. Eles viraram DVD e Blu-Ray e também podem ser comprados pelos celulares iOS e Android.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) desenhista ou ilustrador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.