pfSense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


O pfSense é um software livre, licenciado sob BSD license (a marca pfSense em si tem Copyright para o BSD Permiter), baseado no sistema operacional FreeBSD e adaptado para assumir o papel de um firewall e/ou roteador de redes. Além disso, ele possui atualmente dezenas de pacotes adicionais que lhe permitem requisitar o posto de UTM (Unified Threat Management), já que podemos realizar com o pfSense a imensa maioria das atividades que esperamos de sistemas com este título.

O projeto pfSense foi concebido em meados de setembro de 2004 por Chris Buechler e Scott Ullrich. Chris foi um colaborador assíduo de códigos por muito tempo do projeto m0n0wall. O m0n0wall tem basicamente as mesmas pretensões técnicas do pfSense, mas desde o seu surgimento até os dias de hoje, é focado em appliances.

O compromisso do m0n0wall sempre foi o de ser um sistema contido em si e voltado para dispositivos que pudessem rodá-lo diretamente da memória principal. Não é possível instalá-lo em um sistema de arquivos comum em um disco rígido, por exemplo. Daí muitas funções desejáveis para sistemas mais complexos (VPN, suporte a modems 3G, Autenticação de Usuários, Proxy, IDS, etc…) não podem ser razoavelmente implementadas nele. Este foi o principal fator motivador para que Chris e Scott começassem o projeto pfSense.

Hardware[editar | editar código-fonte]

Embora o foco principal do pfSense é sobre a instalação full-PC (computador completo), ele também está disponível em versões para uso embarcado em hardware, usando Compact Flash em vez do disco rígido (HD). Muitas empresas produzem placas de sistema, ou computadores completos de baixa potência, projetados especificamente para funcionar com pfSense embutido.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.