Phaeophyta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaAlgas castanhas
Pacific rockweed, Olympic National Park, USA.jpg

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Protista
Divisão: Heterokontophyta
Classe: Phaeophyceae
Ordens
Ascoseirales

Cutleriales
Desmarestiales
Dictyotales
Discosporangiales
Ectocarpales
Fucales
Ishigeales
Laminariales
Nemodermatales
Onslowiales
Ralfsiales
Scytosiphonales
Scytothamnales
Sphacelariales
Sporochnales
Syringodermatales
Tilopteridales

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Phaeophyta

As algas castanhas ou algas pardas (Divisão Phaeophyta ou Classe Phaeophyceae, segundo outra classificação) são um grupo de algas multicelulares, fundamentalmente marinhas, ainda que alguns géneros sejam de água doce. A sua característica cor castanha esverdeada vem do pigmento fucoxantina, além de possuírem também as clorofilas a e c, outras xantofilas e carotenos.

Membros deste grupo bem conhecidos incluem os kelps e a bodelha. Apresentam-se em dimensões que podem ir de tamanhos microscópicos até frondes gigantescas com quase 100 metros de comprimento. As espécies marinhas de maiores dimensões, por formarem longas lâminas, são conhecidas por laminárias.

Atualmente o grupo Phaeophyceae está classificada no grupo dos Chromalveolata juntamente com Opalinata, Oomycota, Hyphochytridiomycota, Diatoma, Xanthophyta e outros.

Ícone de esboço Este artigo sobre algas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.