Philippe Jean-Charles Jourdan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Philippe Jourdan (2012)
Coat of arms of Philippe Jean-Charles Jourdan.svg

Philippe Jean-Charles Jourdan (Dax, França, 30 de agosto de 1960) é um bispo da Igreja Católica, titular de Pertusa, Administrador Apostólico da Santa Sé na Estônia.

Monsenhor Philippe Jourdan é de origem basca. É diplomado em matemática e engenharia pela "Ecole Nationale des Ponts et Chaussées" em Paris e tornou-se membro do Opus Dei ainda como estudante. Fez os estudos teológico na Pontifícia Universidade da Santa Cruz e foi ordenado sacerdote da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz e Opus Dei pelo cardeal Bernard Francis Law em 20 de agosto de 1988.

Foi indicado como Vigário Geral da Administração Apostólica da Estônia em 1996 para substituir o Padre Guy Barbier em razão da sua idade. A Administração Apostólica era nessa época governada pelo Núncio Apostólico na Lituânia e o Vigário Geral era a maior autoridade oficial da Igreja residindo permanentemente na Estônia. Desde 1999 até 2001 Padre Jourdan serviu também como vigário paroquial da Catedral de São Paulo e São Pedro em Tallinn.

Em 23 de março de 2005 foi indicado como bispo Titular de Pertusa e Administrador Apostólico da Estônia pelo Papa João Paulo II, vindo a ser o segundo bispo católico na Estônia depois da Reforma Protestante no século XVI. O seu predecessor Eduard Profittlich morreu em 1942 como mártir numa prisão soviética.

Foi consagrado e instalou-se como ordinário da Estônia em 10 de setembro de 2005 em Tallinn pelo arcebispo Peter Zurbriggen, Núncio Apostólico para os Países Bálticos. O arcebispo Tadeusz Kondrusiewicz de Moscou e o bispo Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, foram os dois co-consagrantes na ordenação episcopal.

Philippe Jourdan é poliglota, além do francês, é fluente no estoniano, russo, inglês, italiano, espanhol e alemão. Está concluindo o doutorado em filosofia analítica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.