Philippine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada no artigo «Philippine, Netherlands» na Wikipédia em inglês e também na página de discussão. (janeiro de 2014)
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada no artigo «Philippine» na Wikipédia em neerlandês e também na página de discussão. (janeiro de 2014)

Philippine é uma cidade do município de Terneuzen, na província holandesa de Zelândia. Está situada próxima à fronteira com a Bélgica, a cerca de 23 km a sudeste de Vlissingen (Flessingue, em português). Fica a aproximadamente 5 km da cidade de Terneuzen, a sudoeste.

Foi fundada em 1505 pelo nobre Hieronymus Lauweryn. Constituiu um município próprio até 1970, quando se fundiu com Sas van Gent.[1]

Em 2001, Philippine contava com 1,970 habitantes. A área de construção da cidade era de 0.60 km² e continha 853 residências.[2] A área estatística de Philippine, na qual se pode incluir a área rural periférica, tem população de 2,180 habitantes.[3]

Hieronymus Lauweryn (1505), fundador da cidade, nomeou-a como Sainct Philippine. Etimologicamente, "Philippine" deriva do grego Φίλος Ίππος Νησί Fílos Íppos Ni̱sí, que significa "Ilha do cavalo amigo", que no entanto nada tem a ver com o nome da cidade.

Referências

  1. Ad van der Meer and Onno Boonstra, Repertorium van Nederlandse gemeenten, KNAW, 2006.
  2. Statistics Netherlands (CBS), Bevolkingskernen in Nederland 2001. (Statistics are for the continuous built-up area).
  3. Statistics Netherlands (CBS), Statline: Kerncijfers wijken en buurten 2003-2005. As of 1 January 2005.