Phineas Gage

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Phineas Gage
Phineas Gage
Nome completo Phineas P. Gage
Nascimento [[12

12 de julho]] de 1863[1]
Lebanon, New Hampshire

Morte 21 de maio de 1861 (38 anos)
cercanias de São Francisco, Califórnia

Phineas Gage (9 de julho de 1822 - 21 de maio de 1861) foi um operário americano que, num acidente com explosivos, teve seu cérebro perfurado por uma barra de metal, sobrevivendo apesar da gravidade do acidente.

Após o ocorrido, Phineas, que aparentemente não tinha sequelas, apresentou uma mudança acentuada de comportamento, sendo objeto para estudos de caso muito conhecidos entre neurocientistas.

O caso de Phineas Gage

Às 16h30 de 13 de setembro de 1848 um grupo de operários estava dinamitando um rochedo para construir uma estrada de ferro. Gage foi o encarregado de vazar a pólvora para dentro de um profundo buraco aberto na rocha. No momento em que ele pressionou a pólvora para o buraco, o atrito fez uma faísca, fazendo-a explodir.

A explosão resultante projetou a barra, de um metro e meio de comprimento, contra seu crânio em alta velocidade. Esta barra entrou pela bochecha esquerda destruindo seu olho, atravessando - na sequência - a parte frontal do cérebro e saindo pelo topo do crânio, do outro lado.

Gage perdeu a consciência imediatamente e começou a ter convulsões. Porém ele se recuperou momentos depois sendo levado ao médico local - Jonh karlow - que o socorreu.

Incrivelmente, ele estava falando e podia até caminhar. Perdeu muito sangue, mas depois de alguns problemas de infecção ele, não só sobreviveu à lesão, como também se recuperou fisicamente muito bem.

Gage depois do acidente

Durante três semanas a ferida foi tratada pelos médicos. Em Novembro, Gage já circulava pela vila. Mas, tornou-se o contrario que era antes do acidente. Transformou-se num homem de mau gênio, grosseiro, desrespeitoso para com os colegas e incapaz de aceitar conselhos. Os seus planos futuristas foram abandonados e ele passou a agir sem pensar nas consequências.

A sua transformação foi tão grande que todos diziam que "Gage deixou de ser Gage". Morreu em 21 de maio de 1860, doze anos depois deste acidente, sem dinheiro e epiléptico.

Importância deste caso clínico para a Neurociência

O caso de Gage é considerado como uma das primeiras evidências científicas que indicavam que a lesão nos lóbulos frontais pode alterar a personalidade, emoções e a interação social.

Antes deste caso os lóbulos frontais eram considerados estruturas silentes (sem função) e sem relação com o comportamento humano.

Referências

Bibliografia

Geral

Leitura especializada

Leitura complementar

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Phineas Gage
Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.