Phnom Kulen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Phnom Kulen, também escrito Phnom Koulen, Phnom kulen ou Koulen Mountain (em khmer: ភ្នំគូលេន, que significa "Montanha de Lychees") é uma cordilheira localizada no Camboja, na província de Siem Reap.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Phnom Kulen é uma cadeia montanhosa isolada, de pequenos planaltos situada ao sul das Montanhas Dangrek. A faixa se estende por cerca de 40 quilômetros e está localizada cerca de 48 quilômetros ao norte da cidade de Siem Reap.

Seu ponto mais alto possui 487 metros, e sua altura é bastante regular, com média de 400 metros ao longo de toda a gama. Geologicamente, Phnom Kulen é formada de arenito. Era importante como uma pedreira nos tempos angkorianos, sendo as principais pedreiras localizadas no ângulo sudeste do maciço.[1]

Área de proteção[editar | editar código-fonte]

Há um santuário na área, o Parque nacional Phnom Kulen, abrangendo os distritos de Svay Len e Va Rin. Sua finalidade é recreativa e científica, a fim de preservar os recursos naturais da região, como algumas famosas cataratas. O parque está localizado cerca de 48 quilômetros a norte da cidade provincial de Siem Reap.

Referências

  1. Etienne Aymonier, Le Cambodge. Ernest Leroux, Paris 1904.