Pia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para pia, veja Pia (desambiguação).

Pia de banheiro

Pia é uma plataforma dotada de uma cuba côncava, geralmente com uma torneira (ou duas, uma para água quente, outra para água fria) e ralo, usada principalmente em banheiros e cozinhas[1].

Outras denominações e usos

Cozinha

Pode ser de alumínio, cerâmica ou porcelana, mas no passado era normalmente de pedra, por vezes, mármore. Normalmente, possui uma torneira, mas há pias duplas utilizadas na cozinha profissional, numa das quais é feita a lavagem da louça e na outra é feito o enxágue ou se escorre o excesso de água.

Lavatório

Em algumas regiões do Brasil e em Portugal, costuma-se usar a palavra lavatório, como o recipiente onde se lavam as mãos e outras partes superiores do corpo. Alguns decoradores utilizam em seu projeto essa palavra, por a acharem menos "pesada" que pia, devido a um dos seus usos ser o banheiro.

Lava-louça

Em Portugal também é comum designar-se lava-louça à pia onde se lava a louça, que fica na cozinha[2].

Religião
Pia baptismal da Igreja Velha de São Mateus da Calheta destruída por um temporal

A pia batismal é um vaso de pedra localizado no batistério, em que se verte a água utilizada para o sacramento do batismo.

Formas e material

Antiga penteadeira com pia. Acervo do Museu da Família Pompeu

A pia pode ser:

Mecânica de Uso

A pia com o passar dos tempos foi sendo remodelada de diversas formas. Passando de formados maiores a menores. Seu uso é no geral possui como utilização a lavagem de mãos a utensílios. Sua mecânica de uso se dá por meio das seguintes maneiras:

  • Lavagem de mãos: É feito o despojamento de água sobre as mãos e a água desce para o fundo da pia, podendo ou não se escorrido dependendo do tipo de pia
  • Lavagem de objetos: De igual modo é despejado água sobre o objeto colocado sobre a pia e a medida que a agua escorre pelo objeto é feito a limpeza.

Problemas Decorrentes

Um dos principais é quando a pia com ralo fica entupido. Pois por causa disso a cuba da pia fica cheio de água. impedindo assim sua utilização. Umas das soluções para como desentupir pia seria a utilização de alguns materiais como: Soda Cáustica, Arame ou mangueira longa, Bicarbonato de Sódio, Garrafa Pet[3] .

Ver também

Referências

  1. «Pia». Infopédia - Enciclopédia e dicionários Porto Editora 
  2. «Lava-louça». Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 
  3. «Desentupimento de Pias». Desobstruir o fluxo hídrico