Picaparra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

n

Como ler uma caixa taxonómicaPicaparra
Sungrebe2.jpeg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Heliornithidae
Género: Heliornis
Espécie: H. fulica
Nome binomial
Heliornis fulica
(Boddaert, 1783)

O picaparra (Heliornis fulica) é uma ave da família Heliornithidae, ordem Gruiformes, que ocorre no continete americano, chegando a medir até 30 cm de comprimento.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

O picaparra mede aproximadamente 28 cm de comprimento e mede 130 gramas. Apresenta plumagem predominantemente marrom, bico vermelho, pescoço comprido e cauda negra. A coroa e o pescoço são caracteristicamente rajados de preto e branco. Os pés são amarelos e os dedos possuem anéis negros. As fêmeas apresentam as bochechas coradas de canela e as pálpebras de vermelho durante a reprodução.

Alimenta-se de insetos, aranhas, pequenos caranguejos, peixes e plantas aquáticas. Pernoita empoleirado na vegetação, sobre a água. Voa rente à água. Durante o período reprodutivo, esticam o pescoço rente à água e nadam em círculos, com as asas levantadas. A fêmea coloca dois ovos branco-amarelados manchados de castanho e a incubação dura 11 dias. Os filhotes, após o nascimento, são abrigados em uma concavidade existente sob a asa do pai, protegida por penas.

Vive em charcos e pântanos. Encontrada do México à Bolívia e nordeste da Argentina. No Brasil, está presente em toda a Amazônia e em baixadas florestais do leste da Bahia à Santa Catarina.

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.