Picea abies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPicea abies
Picea abies
Picea abies
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Pinaceae
Género: Picea
Espécie: P. abies
Nome binomial
Picea abies
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição
Picea abies - MHNT

Picea abies é uma conífera da família pináceas, originária do norte e centro da Europa.

Em Portugal é conhecido como Abeto-falso, Espruce-da-Noruega, Espruce-europeu ou Pícea-europeia.


Picea abies, abeto vermelho comum, Noruega abeto ou abeto europeu é uma conífera da família Pinaceae que realmente não pertencem ao gênero Abies, pinheiros, por isso às vezes também é chamado de "Natal" ou até mesmo falsa " abeto "vermelho. Originária da Europa, dos países nórdicos para os Balcãs, muitas vezes formam florestas em altitudes acima de 800 m, muitas vezes coexistindo com lariço.

É uma grande árvore conífera atingindo uma altura de 30-50 metros e um diâmetro de tronco de 1 a 1,5 m. A característica deste pinheiro é a sua copa piramidal, muito regular. Pode chegar a 70 m de altura. O mais alto é abetos, 63 m, está localizado na Perucica floresta virgem no Parque Nacional Sutjeska, na Bósnia-Herzegovina.

Seus ramos crescem horizontalmente, exceto na parte superior, que são dispostas em ordem crescente. Hetero tronco e casca que descasca pardorrojiza ligeiramente com a idade. Lâminas aciculares com 1-2,5 cm de comprimento, dura e pontiaguda, dispostos em espirais e verde-escuro brilhante, tem uma seção transversal quadrangular. Novos ramos que brotam na primavera são verde-amarelo.

Cones, como em outras espécies de pinheiro, são pendente, ovóides e 10-18 cm de comprimento, com a mais longa do pinheiro, os abacaxis são verdes ou avermelhadas e, quando madura, 5 -7 meses após a polinização, tornar-se monótono marrom ou roxo. Eles têm escamas triangulares. As sementes escuras são de 4-5 mm de comprimento, com uma luz marrom asa 15 mm.

Variedades Existem algumas formas desta abeto:

P. abies 'Aurea' - folha amarela. P. abies 'Pendula' - ramos chorando. P. abies 'argentea' - folhagem branco-prateado. P. abies 'Nana' - folhagem laranja e entre 30-60 cm de altura apenas. Picea abies var. Jurkev europaea. e Parv. Usa Em muitos países do norte da Europa é considerado o abeto de Natal típico. Ele é muito apreciada em jardinagem, ocupando um lugar de destaque nos parques e jardins da Europa e também é usado para reflorestamento devido à sua madeira, de cor clara, acabamento muito viável e multa, ideal para o armário ou para fazer instrumentos musicais, os famosos violinos Stradivarius Foram fabricados com este tipo de árvore.

Árvore mais antiga do mundo Em abril de 2008, os cientistas da Universidade de Umea Picea descobriu uma cópia de um sistema radicular 9.550 anos de idade. É chamado Old Tjikko. A longevidade do pinheiro se deve em parte à sua capacidade dupla a ser clonado a partir de porta-enxertos, e por outro para se adaptar às mudanças climáticas, evoluindo de árvore em mata. É considerada a mais antiga árvore viva do mundo. Atualmente está na província de Dalarna, na Suécia.


Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Picea abies
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Picea abies

[1]

Referências