Pico 31 de Março

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pico 31 de Março
O Pico 31 de Março é o pequeno cabeço arredondado no fundo, atrás do mais alto e íngreme Pico da Neblina, à frente na imagem.
Pico 31 de Março está localizado em: Brasil
Pico 31 de Março
Coordenadas 00° 48' 24" N 66° 0' 18" O
Altitude 2972,66 m (9754 pés)
Proeminência
Cume-pai: Pico da Neblina
Localização  Brasil (município de Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas)/ Venezuela
Cordilheira Serra do Imeri, Planalto das Guianas
Primeira ascensão 1965 por expedição do Exército Brasileiro

O pico 31 de Março é o segundo ponto mais alto do Brasil, com 2.972,66 metros de altitude (medição revista por satélite/GPS pelo IBGE em 2004[1] ). Localiza-se na Serra do Imeri, na fronteira com a Venezuela. No lado brasileiro, pertence ao município de Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas, mas a cidade mais próxima é São Gabriel da Cachoeira, a cerca de 140 km em linha reta.

Situa-se a apenas 687 metros de distância do Pico da Neblina[1], ponto mais alto do território brasileiro, apenas 21 metros mais alto, de cujo maciço o pico 31 de Março faz parte e do qual pode ser considerado um cume secundário. Os dois picos são ligados por uma curta crista de serra. Ao contrário da forma piramidal e pontiaguda de seu vizinho mais alto, o pico 31 de Março tem uma forma mais suave e arredondada, e pode ser difícil de distinguir do pico da Neblina em fotografias, dependendo do ângulo e da distância.

O pico 31 de Março é o ponto mais alto da Venezuela fora dos Andes, mas apesar disto, os venezuelanos raramente o mencionam, pois consideram-no parte do Pico da Neblina.

Os picos 31 de Março e da Neblina estão localizados no Parque Nacional do Pico da Neblina e também nas terras demarcadas dos ianomâmis. Portanto, o acesso à área é restrito e depende de autorização do ICMBio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (13 de setembro de 2004). Quatro picos brasileiros têm sua altitude alterada 13 de setembro de 2004. Página visitada em 3 de abril de 2013.