Pico do Jabre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pico do Jabre
Pico do Jabre está localizado em: Brasil
Pico do Jabre
Coordenadas 7° 11' 10" S 37° 25' 53" O
Altitude 1.197[1]  m
Localização Matureia  Paraíba  Brasil
Cordilheira Planalto da Borborema

O Pico do Jabre é o ponto culminante do estado brasileiro da Paraíba. Com 1.197 metros de altitude, o pico localiza-se no município de Matureia. O Parque Estadual Pico do Jabre foi criada para envolver toda a área do pico e proteger a fauna e a flora da região.

Características[editar | editar código-fonte]

O Jabre é um dos pontos culminantes da região Nordeste e o segundo mais alto do Planalto da Borborema, menor apenas que o Pico do Papagaio, em Pernambuco.

Caracteriza-se pela presença de afloramentos rochosos (graníticos e gnáissicos), e pela vegetação semicaducifólia, subxerofítica, conhecida como "mata serrana", com elementos florísticos característicos da mata úmida e da caatinga.[1]

Durante as frentes frias que chegam do Pólo Sul no inverno, chega a fazer poucos graus positivos com sensações térmicas inferiores a zero grau quando há ventos. É o lugar mais elevado de toda a Borborema setentrional.

Referências

  1. a b Emerson Rocha e Fátima Agra (1999). Flora do Pico do Jabre. Acta Botanica Brasilica. Página visitada em 11/02/2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Paraíba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.