Picolé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Icepop-green.jpg

Um picolé (português brasileiro) ou gelado de água (português europeu) é uma variedade de sorvete que consiste de um bloco de suco de fruta solidificado, vendido usualmente na forma retangular ou cilíndrica, que pode ser consumido segurando-se um palito que o atravessa verticalmente.

Origem[editar | editar código-fonte]

Frank Epperson (1894-1983) era um garoto americano de São Francisco como qualquer outro quando simplesmente esqueceu um copo de suco com uma colher no quintal em uma noite muito fria no ano de 1905.

Ao acordar o jovem percebeu que o suco havia congelado e estava preso na colher criando uma espécie de gelo com sabor de fruta.O gelo saboroso agradou aos amigos de Frank, mas o garoto acabou se dedicando ao ramo imobiliário e esquecendo a invenção.

Só 18 anos depois Epperson apresentou a receita numa festa e como o suco espetado acabou fazendo sucesso, resolveu comercializar o invento.

O primeiro nome do picolé foi “eppsicle”, que depois acabou mudando para “pop’s sicle” que significa gelinho do papai. Um ano depois o produto foi patenteado e em 1925 os direitos foram vendidos a uma companhia de New York.

Depois disso a marca Popsicle mudou de dono várias vezes mas ainda hoje é uma das mais famosas dos Estados Unidos e do Canadá.

Fontes[editar | editar código-fonte]

http://www.essaseoutras.xpg.com.br/quem-inventou-o-picole-a-historia-da-guloseima-criada-por-acidente/

Veja também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Picolé
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.