Piedade do Paraopeba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Piedade do Paraopeba
  Distrito do Brasil  
Igreja Nossa Senhora da Piedade, distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil
Igreja Nossa Senhora da Piedade, distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil
Igreja Nossa Senhora da Piedade, distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil
Localização
Estado  Minas Gerais
Município Brumadinho
História
Criado em 17 de dezembro de 1938[1]
Características geográficas
Área total 98,89 km²
População total (2010) 3 468 habitantes hab.
Densidade 35,07[2] hab./km²

Piedade do Paraopeba é um distrito de Brumadinho, Minas Gerais.[1]

O Distrito de Piedade do Paraopeba está localizado ao Sul de Belo Horizonte, no sopé da histórica Serra da Moeda, no município de Brumadinho. Distando cerca de 35 quilômetros da capital, o acesso é pela BR - 040.

Da Sede de Brumadinho, o distrito dista cerca de 20 quilômetros e o acesso é pela Estrada Municipal. Mesmo localizada tão próxima à capital, a região se mantém muito bem preservada, a exemplo do Parque Estadual do Rola Moça, recém implantado.

Hoje, todo o entorno do Distrito, passa por muitas transformações, mas ainda preserva áreas de mata atlântica e se prepara para receber turistas, mostrando sua história, cultura e as belezas e riquezas naturais.

Vimos pela data da chegada dos bandeirantes, pelos idos de 1674, que a Vila de Piedade do Paraopeba é mais antiga que Ouro Preto, Mariana, Sabará e todas as outras cidades históricas de Minas Gerais e que possui uma igreja pré-barroca, do período missionário – jesuítico, inaugurada em 1713.

Em Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho, a devoção a Nossa Senhora da Piedade remonta às primeiras décadas do século XVIII. A imagem original que ocupa o altar mor da atual Matriz, entalhada em madeira, foi adquirida em Portugal em 1731. Chegou ao antigo arraial em uma liteira e ocupou seu lugar de honra na singela capelinha que se transformaria mais tarde numa das imponentes edificações religiosas da arquitetura colonial mineira, das primeiras décadas do século XVIII.

Referências

  1. a b «Brumadinho, Minas Gerais» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 2 de maio de 2018 
  2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (16 de novembro de 2011). «Sinopse dos dados - Setor: 310900620000010». Consultado em 2 de maio de 2018