Pierre-Guillaume-Frédéric Le Play

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frédéric Le Play,Jardin du Luxembourg. Paris

Pierre-Guillaume-Frédéric Le Play (La Rivière, 11 de abril, 1806 - Paris, 5 de abril de 1882), economista francês, teve uma infância marcada pela pobreza. Em 1824 saído da Faculdade de Havre foi para Paris estudar no Collège St. Louis na escola politécnica.

Frédéric Le Play teve uma grande influência no desenvolvimento da sociologia aplicada devido às metodologias que propôs para estudar determinados fenômenos sociais.

Le Play considerava a família e o orçamento familiar fundamentais para estudar as condições sociais da sociedade em que estas se encontravam. A família porque a considerava como base de uma estrutura social, pois seria ao suporte indispensável de um indivíduo e o meio onde as crianças se socializam e se estabelecem as relações sociais fundamentais.

Através do orçamento familiar poder-se-ia estudar, através do rendimento e da despesa toda a vida da família, especialmente no que toca aos seus hábitos de consumo. A partir do rendimento social, segundo Le Play, seria possível estudar aspectos como a inserção social da família, conseguindo daqui chegar ao entendimento das sociedades mais vastas. Consciente da degradação das condições de vida das camadas populares como consequência das inexistência das solidariedades tradicionais em espaço urbano.

Nesse sentido Le Play defende medidas para reforçar a instituição família para apoiar o indivíduo.

Le Play considerando que estes também teriam obrigações de caráter social para a melhoria das condições de vida, chamou a atenção das entidades empregadoras para que o seu contributo para o bem estar social não terminasse no pagamento do salário aos seus empregados.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.