Pierre-Nicolas Beauvallet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pierre-Nicolas Beauvallet
Suzanne no banho, Museu do Louvre
Nascimento 21 de junho de 1750
Le Havre
Morte 15 de abril de 1818
Paris
Nacionalidade francês
Ocupação escultor, desenhista e gravador

Pierre-Nicolas Beauvallet (Le Havre, em 21 de junho de 1750 - Paris, em 15 de abril de 1818) foi um escultor, desenhista e gravador francês.

Mudou-se para Paris em 1765, indo estudar com Augustin Pajou. Depois de uma formação junto a este mestre, viajou à Itália, e retornando à França executou um baixo-relevo que lhe valeu a admiração de seus colegas e diversas encomendas. Entre 1784 e 1785 realizou baixos-relevos no castelo de Compiègne e ingressou na Academia Real em 1789. Simpatizante da Revolução Francesa, criou bustos de vários de seus protagonistas, entre eles Marat, Mirabeau e La Fayette.

Em 1793 foi indicado administrador de obras públicas da Comuna de Paris. Foi recebido no Clube dos Jacobinos em 7 de julho de 1794, após realizar um busto de Guilherme Tell, feito por solicitação de David. Por seu envolvimento com a Revolução e seu ardor republicano foi preso durante um breve período. Depois, passou a trabalhar na restauração de esculturas medievais e renascentistas para o Museu dos Monumentos Franceses, de Alexander Lenoir. Durante o Primeiro Império francês recebeu diversas encomendas estatais, e realizou baixos-relevos para a coluna de La Grand Armée (1806-1810), na Praça Vendôme, em Paris.

Algumas obras:

  • As Batalhas de Alexandre, Palácio de Compiègne, 1874-75
  • Estátua de Sully, fachada do Palácio Bourbon, Paris.
  • A Liberdade sobre as ruínas da Bastilha, 1793
  • Suzane no banho (1813), Louvre.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]