Pierre Bouvier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pierre Bouvier
Informação geral
Nome completo Pierre Charles Bouvier[1]
Nascimento 9 de Maio de 1979 (35 anos)[1]
Origem Montreal, Quebec[1]
País  Canadá[1]
Gênero(s) Pop Punk
Pop rock
Rock alternativo
Instrumento(s) Vocal
Guitarra
Baixo
Período em atividade 1995 – atualmente
Gravadora(s) Lava Records
Atlantic Records
Afiliação(ões) Simple Plan
Reset

Pierre Bouvier[2] (Montreal, 9 de Maio de 1979)[1] é o vocalista da banda canadense Simple Plan. Antes de se juntar a esta banda, fez parte de uma outra chamada Reset, onde permaneceu durante sua adolescência. Para além do Simple Plan, era VJ do programa Damage Control que fazia parte da grade de programação da MTV americana, programa este cancelado após duas temporadas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de uma educadora de infância e de um ex-membro de uma banda, Pierre Bouvier descobriu cedo que a sua paixão era a música. Apesar de, para alegria dos pais, querer ser biólogo marinho quando era mais novo, Pierre começou a ter lições de piano bem cedo e pelos 9 anos começou a tocar guitarra. Quando tinha 13 anos formou a sua primeira banda, os Roach (que mais tarde se viriam a chamar Reset) com mais 3 amigos do liceu: Chuck Comeau, Phillipe Joliecoeur e J.S. Boileau.

A banda lançou dois álbuns e teve um sucesso modesto no Canadá, mas em 1998, Chuck Comeau e J.S. Boileau abandonaram a banda para seguirem para a universidade, deixando Bouvier e Jolicoeur sozinhos a meio da produção do segundo álbum da banda. Depois de encontrarem um substituto para o lugar da bateria, conseguiram terminar o álbum e a banda continuou com uma agenda de concertos considerável. Mas, mesmo assim, o dinheiro continuava a escassear e Pierre viu-se obrigado a arranjar um emprego como cozinheiro em um restaurante de frangos de churrasco e a seguir para a universidade. Apesar de tudo, a estadia na universidade durou apenas meio semestre já que, nos finais de 1999, encontrou um velho amigo, Chuck Comeau, num concerto dos Sugar Ray em Montreal. Este, que tinha desistido da Universidade e estava numa nova banda, andava á procura de um vocalista e prometeu que o alimentaria se ele se juntasse à banda.

Na altura, Pierre ainda era vocalista dos Reset, mas foi ver os ensaios desta nova banda e gostou do que ouviu. Então decidiu aceitar o convite e juntar-se à nova banda. Durante algum tempo, tentou conciliar os Reset com os Simple Plan, mas, eventualmente, por não conseguir conciliar as suas bandas, devido a conflitos com o novo baterista e por não acreditar no sucesso daquela banda, acabou por desistir dos Reset.

Com esta decisão, começou a dedicar-se a 100% a esta nova banda e a redescobrir a razão pela qual queria fazer da música a sua vida. Apesar de os Simple Plan estarem a enfrentar muitos problemas (falta de dinheiro, a recusa de várias editoras...) Pierre continuava a divertir-se e a achar que aquilo era a melhor coisa do mundo e estava a fazer isso na companhia dos seus melhores amigos.

No entanto em 2001 sentiu-se realmente realizado quando, depois de 2 anos de tentativas, a banda finalmente conseguiu um contrato com a Lava Records, uma sub-divisão da poderosa Warner Bros.. Finalmente, depois de todas as discussões, horas de trabalho e digressões, o seu sonho de criança tinha "pernas para andar". Com o lançamento do primeiro álbum da banda, teve a oportunidade de viajar pelo mundo a fazer aquilo que mais adora: tocar música.


Referências

  1. a b c d e Biography - Pierre Bouvier (em inglês) allmusic. Página visitada em 8 de Março de 2011.
  2. http://www.jusbrasil.com.br/diarios/31415590/dou-secao-1-13-10-2011-pg-132

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pierre Bouvier
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.