Pierre Choderlos de Laclos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pierre de Laclos

Pierre-Ambroise-François Choderlos de Laclos, (Amiens, 18 de outubro de 1741 - Taranto, 5 de setembro de 1803) foi um general do exército francês que ficou famoso na literatura mundial pelo romance "As Relações Perigosas". Fez poucas investidas e, demonstrando com uma de talento incomum, atingiu o alvo.

Considerado por muitos críticos o melhor romance francês do século 18, e obra-prima da literatura erótica ocidental, As Ligações Perigosas é romance epistolar. São 175 cartas trocadas entre os personagens, cuja leitura monta o enredo a partir de diversos pontos de vista. Os protagonistas são o visconde de Valmont, homem cínico e inescrupuloso, e a marquesa de Merteuil, sua ex-amante, não menos cínica, com a qual conversa sobre seu esporte preferido: seduzir belas damas da alta sociedade. Neste momento, deseja conquistar a virtuosa madame de Tourvel, cujo marido encontra-se no exterior, a negócios.

Sua trajetória militar começou em 1760, com o alistamento na Escola Real da Artilharia de La Fère (École Royale d'Artillerie de la Fère). Foi nomeado segundo-tenente em 1760, tenente em 1761, capitão em 1771 e marechal em 1792.

Após um período de trabalho junto ao Governo francês, Laclos é reintegrado ao exército em 1800 como general de brigada, já sob o comando de Napoleão Bonaparte.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pierre Choderlos de Laclos
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.