Pierre Christin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pierre Christin
Comic image missing-pt.png

Nascimento 27 de Julho de 1938 em Saint-Mandé,  França
Nacionalidade França francês(esa)
Área(s) de actuação Argumentista
Escritor
Trabalhos de destaque Valérian

Pierre Christin é um escritor e argumentista de banda desenhada, nascido a 27 de Julho de 1938 em Saint-Mandé (França). É conhecido pela sua parceria com Jean-Claude Mézières na série Valerian, agente espaço-temporal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou na Sorbonne e no Institut d'Etudes Politiques de Paris e defendeu a sua tese de doutoramento em Literatura Comparada sobre "Le fait divers, littérature du pauvre". Em 1965, mudou-se para os EUA. Era professor de literatura francesa em Salt Lake City, local onde reencontrou Jean-Claude Mézières. De volta à França, eles enviaram à revista Pilote uma história de banda desenhada de de ficção científica que acabou por ser publicada.

Continuaram a colaborar e, em 1967, nasceu "Valérian & Laureline" na história "Les Mauvais rêves" (Os sonhos ruins), publicada pela Pilote.

Também trabalhou com os outros desenhistas, ele escreveu para, Jacques Tardi, Boucq, Vern, Enki Bilal, Annie Goetzinger, entre outros. Teve a capacidade de escrever com estilos diferentes para cada colaboração, com Mezieres, para "Valérian", optimista e utópico, pesado e negro com Bilal em "Les Phalanges de l'Ordre noir" (As Falanges da Ordem Negra) e "Partie de chasse" (Festa de Caça) e íntimo com Annie Goetzinger "La Demoiselle de la Légion d'honneur, Paquebot" (A Menina da Legião de Honra, o Navio).

Também escreveu romances: "Les Prédateurs enjolivés" (Os predadores embelezados), "ZAC", "Rendez-Vous en ville" (Rendez-Vous na cidade), "L'Or du zin" (O ouro do zinco), "Petits crimes contre les humanités" (Pequenos crimes" contra as humanidades). Também escreveu argumentos para cinema, "Bunker Palace Hôtel" de Enki Bilal.

Ele também é professor no Institut de journalisme Bordeaux-Aquitaine, onde foi um dos fundadores.

Obra[editar | editar código-fonte]

Banda desenhada
Livros ilustrados
Romances
Cinema
  • 1989: Bunker Palace Hôtel
Teatro

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]