Pierre Jeanneret

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pierre Jeanneret (Genebra, 22 de março de 1896 - 4 de dezembro de 1967) foi um arquiteto e designer suiço, primo e colaborador de Charles Edouard Jeanneret, mais conhecido como Le Corbusier.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Diplomado à l'Ecole des Beaux-Arts de Genève, trabalhou com Auguste e Gustave Perret em Paris em 1921-1922, antes de começar a trabalhar em colaboração com Le Corbusier em 1922.

Cinco pontos da nova arquitetura[editar | editar código-fonte]

Junto com Le Corbusier editou em 1926 um Manifesto: Cinco pontos da nova arquitetura que serviu de linha de conduta para uma nova visão arquitetônica. A Villa Savoye (1928-1931) é a legítima representante do Manifesto. Uma casa praticamente toda em vidro, de fachada e planta livre, sobre pilotis.

Designer[editar | editar código-fonte]

Em 1929, no Salão de Outono em Paris, apresenta um conjunto de móveis modernos: cadeiras em aço tubular, tamboretes e um armários modulares concebidos em colaboração com Le Corbusier e Charlotte Perriand.

Le corbusier e Jeanneret trabalharam juntos em inúmeros projetos e esta parceria só foi interrompida quando Jeanneret entrou para a Resistência Francesa e Le Corbusier não.

Chandigarh[editar | editar código-fonte]

Voltaram a trabalhar juntos após a guerra, nos anos 50, no projeto da cidade planejada de Chandigarh, na Índia. No entanto, Le Corbusier abandona o projeto na metade, finalizando apenas o plano piloto da cidade e o Capitólio (um complexo habitacional da sede do governo, parlamento e corte de justiça) e Jeanneret torna-se o responsável pelo demais prédios (alojamentos, hotéis e administração local) em conjunto com os arquitetos ingleses Maxwell Fry e Jane Drew e uma equipe de arquitetos indianos.[1] Jeanneret passou 15 anos na Índia para acompanhar os trabalhos em Chandigarh, que se tornou uma referência para a Arquitectura Moderna. Em sua morte, de acordo com seu desejo, as cinzas de Jeanneret foram lançadas ao lago Sukhna em Chandigarh.


A contribuição de Jeanneret nos anos de sociedade com Le Corbusier não foi menor, constantemente desenhava os primeiros croquis que seriam retocados e afinados em conjunto e teve papel importante na continuidade do studio, na coordenação e no controle dos aspectos técnicos dos projetos.

Ainda que mantido à sombra de Le Corbusier, teve grande participação em todos os projetos que desenvolveram no studio onde foram sócios por 20 anos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Brazil.Brasilia.01.jpg A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal Arquitetura e Urbanismo


Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.