Pierre de Bérulle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pierre de Bérulle

Pierre de Bérulle (Cérilly, 4 de fevereiro de 1575Paris, 2 de outubro de 1629) foi um cardeal e teólogo ascético francês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Desde a sua juventude, inclusive antes da sua ordenação, consagrou-se à conversão dos protestantes. Escreveu o Discurso sobre a abnegação interior. Após abraçar o sacerdócio, tornou-se capelão de Henrique IV. Juntamente com o Cardeal du Perron e São Francisco de Sales, seguiu seu trabalho de conversão dos huguenotes. Introduziu o Carmelo na França.

Buscou estabelecer nos homens um vínculo de amor com a pessoa de Jesus.

Em 1611, estimulado por São Francisco de Sales, fundou a Sociedade do Oratório na França (Congregatio Oratorii Iesu), destinada à educação do clero, nos mesmos moldes da fundada na Itália por São Filipe de Néri. Esta congregação foi responsável pela reforma do clero francês durante o século XVII.

Participou ativamente da vida pública francesa de sua época. Participou da negociação das núpcias de Carlos I da Inglaterra com a irmã de Luis XIII, Henrieta da França. Foi ordenado cardeal pelo Papa Urbano VIII, em 1627.

Faleceu enquanto celebrava a missa, dois anos depois. Deixou diversas obras escritas, que foram reeditadas até dois séculos após sua morte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]