Pieter Saenredam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pieter Janszoon Saenredam (Assendelft, 9 de Junho de 1597 - Haarlem, 31 de Maio de 1665) foi um pintor e desenhista neerlandês, cuja obra se foca na representação de interiores de igrejas.

Filho do gravurista e desenhador Jan Pietersz Saenredam (15561607), nascido em Zaandam, então chamada Saenredam, da qual tomou o apelido. O filho, Pieter, herdou o apelido do pai. Durante a sua formação artística estudou no atelier de Jan Pietersz de Grebber, que influenciou a sua obra na representação do interior de igrejas com técnicas modernas para a época, resultantes de minuciosas medições e realizando detalhados esboços daquilo que retratava em colaboração com o seu amigo arquitecto Jacob van Campen.

Singulares pela pureza linear e pela riqueza de detalhes, os seus desenhos assemelham-se realmente aos de um arquitecto. Fazendo-os a lápis, giz, com um pluma ou mesmo a sanguínea, atribui-lhes cores em aguada, o que resultava, além dos valores cromáticos, na concepção de uma certa textura. Pieter Saenredam criou assim austeras e perspicazes representações de interiores. Na sua pintura, que realizava a óleo somente após concluir vários desenhos e estudos minuciosos, premeditadamente excluiu ou minimiza a presença humana, focando a sua atenção e a do espectador no edifício representado.

É de ter em conta que Saenredam pintou várias igrejas protestantes (mais simples de pintar devido à falta de adornos e de estatuária), produto da Reforma Protestante. Estas marcam uma grande parte da sua obra, retratas com corredores largos e espaçosos, com amplas e altas colunas e arcos ogivais por estas suportados, sendo que a sua obra é um testemunho arquitectónico e histórico muito interessante e importante. Sem as igrejas protestantes, em conclusão, a pintura de Saenredam não teria tido importância nem grande valor comercial, como hoje tem e como teve na altura em que viveu, pois o pintor foi bastante bem sucedido, chegando a receber respeitosas somas por alguns dos seus trabalhos.

A peculiar pintura de Pieter Saenredam, de aparente simplicidade, parece antecipar as teorias de abstracção do século XX, utilizadas por Mondrian e Lyonel Feininger. Os arquivos de Utrecht possuem uma grande quantidade de desenhos e pinturas de Saenredam. Em 2000/2001 o Museu Central de Utrecht realizou uma grande exposição dessas obras.

Principais obras[editar | editar código-fonte]

Igreja de Santa Maria della Febbre

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]