Pietermaritzburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pietermaritzburg
Maritzburg
—  Cidade  —
Centro de Pietermaritzburg visto do Chase Valley
Centro de Pietermaritzburg visto do Chase Valley
apelido/alcunha(s) PMB, Maritzburg
Pietermaritzburg está localizado em: África do Sul
Pietermaritzburg
Localização de Pietermaritzburg na África do Sul
29° 37' S 30° 23' E
País África do Sul
Província KwaZulu-Natal
Distrito Umgungundlovu
Estabelecimento 1839[1]
Administração
 - Prefeito Mike Tarr
Área [2]
 - Total 126,15 km²
Altitude 596 m (1 955 pés)
População (2011)[2]
 - Total 223 448
    • Densidade 1,800/km2 
Fuso horário TSA (UTC+2)
Código postal 3201
Código de área 033

Pietermaritzburg ou Pietermaritzburgo[3] é a capital e segunda maior cidade da província de KwaZulu-Natal, na África do Sul. Foi fundada em 1838. Popularmente chamada de Maritzburg (ou Martizburgo, em português[3] ), e abreviada PMB, é a casa da Universidade de KwaZulu-Natal e a maior produtora de alumínio, madeira e produtos derivados do leite. Tem uma população entre 350 e 500 mil habitantes.

A cidade foi fundada pelos Voortrekkers, após a derrota de Dingane na Batalha do Rio Vermelho, e foi capital da efêmera República de Natália. O Exército Britânico tomou Pietermaritzburg em 1843. Tornou-se a sede da administração da Colônia de Natal com o primeiro governador-tenente, Martin West. Em 1910, quando a União da África do Sul foi formada, Natal tornou-se província da União, e Pietermaritzburg permaneceu a capital.

O prédio da municipalidade, construído em 1893 e destruído por um incêndio dois anos depois. Foi reconstruído em 1901.

Durante o apartheid, a cidade foi segregada em várias seções. 90 % da população hindu foi removida para o subúrbio de Northdale enquanto os habitantes Zulus forma levados para a cidade de Edendale.

A Universidade de Natal (Natal University College) foi fundada em 1910 e estendeu-se a Durban em 1922. Os dois campi foram incorporados a Universidade de Natal em Março de 1949. Tornaram-se importantes vozes na luta contra o apartheid, e foi uma das primeiras universidades no país a oferecer educação para estudantes negros.

Pietermaritzburg também ficou famosa por causa de um incidente na vida de Mahatma Gandhi, quando foi expulso de um trem por recusar a sentar-se na terceira classe porque um homem europeu não tinha lugar, apesar de Gandhi apresentar uma passagem válida. O incidente inspirou Gandhi a começar sua luta contra a discriminação dos indianos na África do Sul. Hoje, uma estátua de bronze de Gandhi encontra-se na Church Street no centro da cidade.

Referências

  1. Chronological order of town establishment in South Africa based on Floyd (1960:20-26) (PDF) (em inglês) Government of South Africa University of Pretoria Theses and Dissertations. Visitado em 09 de abril de 2014.
  2. a b Main Place Pietermaritzburg (em inglês) Government of South Africa Census 2011 (2011). Visitado em 10 de abril de 2014.
  3. a b Fernandes, Ivo Xavier. Topónimos e Gentílicos. Porto: Editora Educação Nacional, Lda., 1941. vol. I.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pietermaritzburg
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.