Piezómetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um piezômetro (português brasileiro) ou piezómetro (português europeu) é um equipamento para medir pressões estáticas ou a compressibilidade dos líquidos[1]. Usam-se em furos que servem para monitoração de níveis da água nos aquíferos. No caso de ensaios de caudal, permitem identificar a forma, extensão e anisotropia do cone de rebaixamento que se forma em redor da captação ou furo em extracção, sendo essenciais para uma correta avaliação do coeficiente de armazenamento.

O dispositivo mais simples para medir pressões é o tubo piezométrico ou, simplesmente, piezômetro. Consiste na inserção de um tubo transparente na tubulação ou recipiente onde se quer medir a pressão. O líquido subirá na coluna piezométrico a uma altura h, correspondente à pressão interna. Existem basicamente 03 tipos de piezômetros: piezômetro de coluna vertical, de coluna inclinada e de tubo em U (manômetro). O piezômetro apresenta três defeitos que o tornam de uso limitado:

1) a altura h, para pressões elevadas e para líquidos de baixo peso específico, será muito alta. Exemplo: água com pressão de 1000000N/m² e cujo peso específico é 100000N/m³ formará uma coluna

h= p/γ = 1000000/10000 = 10m

Logo, não sendo viável a instalação de um tubo de vidro com mais de 10m de altura, o piezômetro não pode, nesse caso, ser útil. nota-se então que esse aparelho só serve para pequenas pressões.

2) não se pode medir pressão de gases, pois eles escapam sem formar a coluna h.

3) não se pode medir pressões efetivas negativas, pois nesse caso haverá entrada de ar para o reservatório, em vez de haver a formação de coluna h.

No caso de pressões muito grandes, o piezômetro é substituído com vantagem por um tubo em U, chamado de manômetro, no qual se coloca um líquido de peso específico γ’ diferente do peso específico γ do fluido do recipiente. O líquido manométrico mais utilizado é o mercúrio. Os manômetros diferenciais são utilizados entre dois pontos de um sistema em que se escoa um

líquido. Dois piezômetros colocados lado a lado podem funcionar como manômetros diferenciais.

Referências

1.«Piezômetro». Consultado em 21 de Junho de 2016

2. Brunetti, F.,”MECANICA DOS FLUIDOS” – 2º Edição, Pearson Education

  1. «Piezômetro». Consultado em 21 de Junho de 2016