Pikaia gracilens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pikaia)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPikaia
Pikaia BW.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Cephalochordata
Género: Pikaia
Espécie: P. gracilens
Pikaia gracilens

Pikaia (Pikaia gracilens)é um animal extinto, do período Cambriano, considerado pela imensa maioria dos biólogos como o ancestral comum de todos os atuais vertebrados.

Os primeiros cordados do registro fóssil foram representados pelo Pikaia. Se considera este animal um cefalocordado, apesar da dificuldade que envolve distinguir entre um cefalocordado e representantes primitivos de Craniata. A única diferença é a cefalização.

Pikaia foi encontrado no Folhelho Burgess, na Colúmbia Britânica (Canadá). Tem uma musculatura longitudinal chamada miótomo. Teria cerca de 5 cm e como que duas antenas pequenas. É um animal que deverá ser estudado em mais detalhes pela sua importância na evolução dos cordados.

Sendo um céfalocordado (Cephalochordata, animal que possui o que seja uma cabeça definida e uma "corda" nervosa ao longo do resto do corpo), encontra como animais semelhantes hoje os anfioxos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.