Pilar de Espanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pilar de Bourbon
Infanta de Espanha
Duquesa de Badajoz
Viscondessa-viúva da Torre
Cônjuge Luís Gómez-Acebo e Duque de Estrada
Descendência
Simoneta Luísa Gómez-Acebo e de Bourbon
João Filiberto Nicolas Gómez-Acebo e de Bourbon
Bruno Alexandre Gómez-Acebo e de Bourbon
Luís Afonso Gómez-Acebo e de Bourbon
Fernando Umberto Gómez-Acebo e de Bourbon
Nome completo
Maria do Pilar Afonsa Joana Vitória Luísa Inácia de Todos os Santos de Bourbon e Bourbon-Duas Sicílias
Casa Bourbon
Pai Juan de Bourbon
Mãe Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans
Nascimento 30 de Julho de 1936 (77 anos)
Cannes, França

Pilar de Espanha, Duquesa de Badajoz (nome completo: María del Pilar Alfonsa Juana Victoria Luisa Ignacia de Todos los Santos de Borbón y Borbón-Dos Sicilias) GCIH nasceu em Cannes, França, a 30 de julho de 1936, a filha mais velha de Juan de Bourbon, Conde de Barcelona e Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans.

Dona Pilar casou com Luís Gómez-Acebo e Duque de Estrada, Visconde da Torre (23 de dezembro de 1934 - 9 de março de 1991) em 5 de maio de 1967 em Lisboa, Portugal,[1] Tiveram cinco filhos:

  • Simoneta Luisa Gómez-Acebo y de Borbón (nascida a 28 de Outubro de 1968). Casou com José Miguel Fernández y Sastrón em 12 de Setembro de 1990 e têm dois filhos, Luis e Juan Pablo, e uma filha, María de las Mercedes.
  • Juan Filiberto Nicolás Gómez-Acebo y de Borbón (nascido a 6 de Dezembro de 1969), Visconde da Torre. Casado com Winston Holmes Carney em 2 de Janeiro de 2014. Eles têm um filho, Nicolás (2013).
  • Bruno Alejandro Gómez-Acebo y de Borbón (nascido a 15 de Junho de 1971). Casado com Bárbara Cano y de la Plaza em 7 de Outubro de 2002 e têm dois filhos: Alejandro Juan (2004) e Guillermo (2005).
  • Beltrán Luis Alfonso Gómez-Acebo y de Borbón (nascido a 20 de maio de 1973). Casado com a modelo Laura Ponte y Martínez em 18 de Setembro de 2004. Eles têm um filho, Luis Felipe (2005), e uma filha, Laura (2006).
  • Fernando Umberto Gómez-Acebo y de Borbón (nascido a 30 de Setembro de 1974). Casado com Mónica Martín y Luque em 27 de Novembro de 2004.
Família real espanhola
Casa de Bourbon
Coat of Arms of Spanish Monarch.svg

SM o Rei
SM a Rainha




Pilar renunciou o seu direito de sucessão devido ao casamento, mas a sua renúncia teve lugar antes da aprovação da constituição espanhola e não foi ratificado pelas cortes.

A 6 de junho de 1968 recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Ela foi Presidente da Federação Equestre Internacional de 1994 a 2005, quando ela foi substituída pela princesa Haya bint Hussein. Ela foi membro do Comité Olímpico Internacional para a Espanha de 1996 a 2006, quando ela se tornou membro honorário, e membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico Português.

A infanta é fluente em inglês, francês, italiano, português e espanhol.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.