Piloto (aviação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Piloto ou Aviador é um indivíduo que conduz aeronaves profissionalmente ou por prazer.

Existem pilotos na área civil e militar. O piloto militar que conseguir abater cinco aeronaves inimigas ou mais em combate é denominado um ás da aviação. No Brasil, Santos Dumont é considerado patrono da aviação, e primeiro piloto de aeronaves.

Como se tornar um piloto[editar | editar código-fonte]

Civil[editar | editar código-fonte]

Pilotar, para alguns, é uma atividade recreativa como na aviação experimental, ou competitiva no caso da aviação desportiva. Voo a vela e corrida aérea são ramos da aviação de competição.

O cargo de piloto é o mais cobiçado na aviação comercial, o status e a falta de rotina que a profissão proporciona chama a atenção dos jovens, porém muitas revistas e sites de profissões não colocam com clareza como se tornar um piloto de aviões comerciais.

A seguir estão listados os cursos para ingressar na aviação civil como piloto.

Em dezembro de 2010, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que os pilotos podem ir diretamente para o curso de piloto de linha aérea, sem precisar passar pelos cursos de piloto privado e comercial. A ideia é incentivar o início da carreira dos futuros pilotos diretamente nas empresas do setor aéreo. (informação aqui)

Militar[editar | editar código-fonte]

No Brasil para ingressar na aviação militar, o interessado deve procurar a Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), e realizar concurso público de âmbito nacional. Além da AFA o interessado que não concluiu o ensino médio pode realizar concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena - MG.

O dia do aviador é comemorado em 23 de outubro.

Principais pilotos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.