Pimenta-dedo-de-moça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

A pimenta-dedo-de-moça ou pimenta-chifre-de-veado é uma variedade da espécie Capsicum baccatum var. Pendulum, originária do Brasil. Possui ardência (pungência) e aroma suaves, sendo uma das pimentas mais famosas do Brasil. Apresenta frutos alongados com comprimento aproximado de 70 a 75 mm e diâmetro aproximado de 10 a 20 mm, de coloração verde quando imaturo e vermelho quando maduro. Com grau ardência 3 e Grau Scoville entre 1000 e 1500, é mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeño, podendo ser encontrada na forma líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo neste caso o nome de pimenta calabresa. É muito utilizada em molhos e numa grande variedade de pratos.

Cultivo[editar | editar código-fonte]

A pimenta-dedo-de-moça cresce em arbustos de até 2 m de altura, os quais devem ser podados regularmente. Sua folhas chegam a medir em torno de 190 x 120 mm e produzem pimentas verdes que atingem a cor vermelha em plena maturidade. São comumente colhidos quando atingem o comprimento aproximado de 70 mm.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

A iguaria é mais conhecida como tempero, mas um estudo recente feito pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) apontou e comprovou que a pimenta dedo de moça, possui diversos princípios ativos entre eles estão: Capsaicina, Endorfina, Beta endorfinas, seretonina, piperina e vitaminas A C e E. Todos estes princípios são benéficos ao organismo humano, seja causando prazer como a liberação de endorfina que é um neuropeptídio, retardando o envelhecimento com a ação da piperina que um poderoso anti oxidante e a capsaicina que além de prevenir o envelhecimento celular, é afrodisíaca e acelera o metabolismo, consequentemente ajuda no emagrecimento por ser uma substância termogênica.

Os estudos também comprovam algumas propriedades terapeutas das pimenta como: Analgésico, digestiva, anticancerígena e coagulante.