Pinguim-africano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pingüim-africano)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPinguim-do-cabo

Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Sphenisciformes
Família: Spheniscidae
Género: Spheniscus
Espécie: S. demersus
Nome binomial
Spheniscus demersus
(Lineu, 1758) (Sistema de classificação de Lineu)
Distribuição geográfica

Spheniscus demersus - MHNT

O pinguim-do-cabo (Spheniscus demersus), também conhecido como pinguim-africano, soliticário ou mangote, é a única espécie africana de pinguim, atualmente considerada ameaçada de extinção (vulnerável), dentre outros motivos pelos derramamentos de óleo na costa africana,<ref>Folha: Limpos e pintados, pinguins voltam à natureza na África do Sul apesar dos cuidados prestados pela Fundação Sul-Africana de Conservação de Aves Litorâneas. Vivem na costa sudoeste de África, contando com cerca de 60 centímetros de comprimento, e pesando entre 2,4 e 3,6 kg, um pouco mais leves que os pinguins-de-humboldt. Têm uma faixa negra em volta da barriga branca e uma mancha preta no queixo e rosto separando da coroa por uma ampla faixa branca. Os machos tendem a ser um pouco maiores que as fêmeas. Os filhotes têm uma coloração azul-cinzento. Eles têm manchas rosadas acima dos olhos, e alguns pontos negros aleatórios no tórax e na barriga.

Características[editar | editar código-fonte]

Os pinguins africanos se alimentam de peixes como o biqueirão, sardinha, carapau e arenque, mas também comem lulas e crustáceos. Quando na caça de presas, os pinguins africanos podem alcançar a velocidade máxima perto de 20km / h.

Os pinguins africanos vivem em colônias. Começam a reproduzir entre dois a seis anos de idade, mas normalmente aos quatro anos. Os pinguins africanos são monógamos. Cerca de 80-90% dos casais permanecem juntos na reprodução. Costumam colocar dois ovos, embora não seja comum a sobrevivência dos dois filhotes. O período de incubação é de cerca de 40 dias, sendo que o pai e a mãe participam igualmente na incubação. Os adultos continuam a alimentar os filhotes, enquanto eles permanecem na colônia.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pinguim-africano
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pinguim-africano
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.