Pinguim (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pinguim
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Detective Comics #58 (Dezembro de 1941)
Criado por Bill Finger
Bob Kane
Características do personagem
Alter ego Oswald Chesterfield Cobblepot
Espécie Humano
Afiliações Liga da Injustiça
Esquadrão Suicida
Sociedade Secreta dos Supervilões
Habilidades Gênio criminoso;
Vasta parafernália;
Guarda-chuvas letal;
Vastas conexões com o submundo;
Grande líder;
Especialista em Judô.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Pinguim (em inglês: Penguin) é um personagem fictício de histórias em quadrinhos da DC Comics, sendo um dos vilões mais tradicionais de Batman [1] . Sua primeira aparição foi na edição 58 da revista Detective Comics, de dezembro de 1941. Seu nome verdadeiro é Oswald Chesterfield Cobblepot. Assim como o Coringa (português brasileiro) ou Joker (português europeu) , tinha comportamento assassino em suas primeiras aparições. Mas, a partir de 1943, essa imagem foi atenuada e o criminoso se restringiu as infrações mais leves como fraudes, sequestros, apropriação indébita, extorsão e roubo armado. Nas últimas versões, retomou a velha indole sanguinária. Na década de 1990, tornou-se dono de uma casa noturna, chamada Iceberg, onde ocorrem negociações de toda a Máfia de Gotham. Atualmente, é um empresário legalizado, não tendo mais seu antigo status de assassino sanguinário, e sim de um mafioso. O personagem foi repetidamente citado como o pior [2] [3] e também o melhor [4] [5] vilão de Batman.

Os dois temas envolvidos em seus crimes são os pássaros de todo o tipo e guarda-chuvas dos quais tem dúzias. Cada modelo traz um truque diferente: armas ocultas, dispositivos de transporte, gás, pó, etc. Seu amor pelos pássaros foi explicado na história de sua origem [6] .

No seriado de 1966, foi encarnado pelo ator Burgess Meredith. Em 1992 foi interpretado no cinema por Danny DeVito, em "Batman Returns", dirigido por Tim Burton. O personagem também fez aparições nas animações da Warner Brothers, como a série "Batman - The Animated Series" de 1992 e em The Batman de 2004.

Aparência do personagem[editar | editar código-fonte]

No seriado de TV do Batman de 1966, a aparência do personagem foi mantida como nos quadrinhos originais, um homem de smoking e cartola, e com um nariz bem longo, lembrando o bico de um pinguim.

Em 1992 no filme "Batman, O Retorno", além de seu nariz desproporcional, foi acrescentado uma outra deformidade: a sindactilia nos dedos, fazendo suas mãos parecerem patas de pinguim, o que também justifica o seu apelido de "Pinguim" juntamente com a característica original do nariz.

Também em 1992, na animação "Batman: A Série Animada" da Warner Brothers, o design do Pinguim foi mantido parecido com o do filme de Tim Burton, inclusive o defeito dos dedos da mão. Porém, isso permaneceu assim somente nas primeiras temporadas, pois em um certo ponto da série, todos os personagens tiveram os seus designs reformulados, e sem nenhuma explicação, a aparência do Pinguim foi mudada novamente para como era nos quadrinhos originais, voltando a ter 5 dedos nas mãos,.

No ano de 2004 a Warner produziu a animação "The Batman", e o personagem voltou a aparecer com a deformidade em seus dedos.

Referências

  1. The Enemies List Comics 101 (14 de janeiro de 2004). Página visitada em 25 de dezembro de 2010.
  2. Goldstein, Hilary (June 3, 2005). IGN Best and Worst Batman villains Au.comics.ign.com. Página visitada em 25 de dezembro de 2010.
  3. Top Tenz Lamest Batman villains Toptenz.net. Página visitada em 25 de dezembro de 2010.
  4. Premiere Best and Worst Batman villains Web.archive.org (2008-12-10). Página visitada em 14-04-2012.
  5. Penguin is number 51 , IGN.
  6. A origem do Pinguim foi revelada pela primeira vez em Best of DC Blue Ribbon Digest #10 (março de 1981), quase 40 anos depois da primeira aparição do personagem
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.