Pintarroxo-de-queixo-preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPintarroxo-de-queixo-preto
Birkenzeisig1.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Fringillidae
Género: Carduelis
Espécie: C. flammea
Nome binomial
Carduelis flammea
(Holboll, 1843)

O pintarroxo-de-queixo-preto (Carduelis flammea) é uma ave fringilídea, tipo tentilhão.

É uma espécie arbórea, que se pendura nas árvores à maneira dos chapins quando se alimenta. Tem a fronte vermelha com uma pequena gorjeia preta que lhe dá o nome. Muito malhado, castanho e castanho-claro na parte superior; menos malhado na parte inferior, confinado aos flancos nos machos durante o Verão. A melhor forma de identificar estas aves é através da nota de voo tipo zumbido. Forma grandes bandos, particularmente entre as coníferas.

O pintarroxo-de-queixo-preto reside nas florestas setentrionais e nos Alpes. É um visitante invernal nas restantes regiões da Europa central e de leste. Ausente no sudeste e sudoeste da Europa. É semelhante aos restantes pintarroxos e ao lugre.

Tem um comprimento entre 11,5–13 cm. Habita charnecas, bosques, sebes e jardins. Tem um comportamento activo, com voo ondulante. É uma ave gregária. A sua vocalização é um trinado nasalado como zumbidos em voo.

O adulto identifica-se pela coroa vermelha, parte superior castanho-clara com malhas castanhas, uropígio castanho-claro e malhado de castanho, cauda preta de comprimento médio. A garganta apresenta um bibe preto. O peito é cor-de-rosa malhado (machos no Verão) a castanho claro (fêmeas e machos no Inverno). O abdómen é branco e o bico castanho-claro, curto e atarracado. As patas são pretas, de comprimento médio.

É uma ave social e durante o Inverno desloca-se para o sul em grandes bandos, frequentemente com lugres.

O pintarroxo-de-queixo-preto constrói ninhos em forma de taça numa árvore, normalmente em grandes colónias. Cada postura inclui 4-5 ovos azul-claros com manchas vermelhas. A incubação dura 10-13 dias. A espécie faz 1-2 posturas por ano, entre Abril e Junho. A alimentação é à base de sementes.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Estão identificadas as seguintes subespécies:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Guia de Campo das Aves de Portugal e da Europa; John Gooders, Griswood & Dempsey (1990). Círculo de Leitores
  • (em inglês) BirdLife International (2004). Carduelis flammea. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 02.11.2007.