Pintupi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pintupi
Falado em: Austrália,
Região: Austrália Ocidental, Território do Norte
Total de falantes: 300-400
Família: Pama-Nyungan
 Sul-oeste
  Wati
   Pintupi
Códigos de língua
ISO 639-1: nenhum
ISO 639-2: aus
ISO 639-3: pin

A língua pintupi é uma língua aborígene australiana. É uma das línguas wati da zona Sul-Oeste pertencente a um ramo da família Pama-Nyungan.

Pintupi é o nome comumente usado para se referir a uma variedade das línguas do Deserto Ocidental (WDL em inglês) faladas por aborígenes da área oeste do Lago MacDonald e o Lago Mackay no oeste da Austrália. Este povo moveu-se das comunidades aborígenes da Papunya e Haasts Bluff em direção ao oeste do Território do Norte entre 1940 e 1980 (os últimos pintupis deixaram o seu tradicional modo de vida no deserto em 1984). Em décadas recentes voltaram ao seu território de origem, juntando-se aos Kintore (em pintupi conhecidos como Walungurru) no Território Norte , e aos Kiwirrkura e Jupiter Well (em pintupi Puntutjarrpa) no oeste da Austrália.

As crianças que nasceram em Papunya e Haasts Bluff cresceram falando uma nova variedade de pintupi, agora conhecida como pintupi-luritja, consequência do contacto com falantes do arrernte, warlpiri e outras variedades das WDL. Isto continuou enquanto continuaram movendo-se para o oeste até o ponto de que hoje em dia quase todos os pintupi falam pintupi-luritja, apesar da existência de claras distinções entre a maioria das variedades do oeste e o leste.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]