Pipa (instrumento musical)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pipa
琵琶
Pipa (instrumento musical)
Informações
Classificação Hornbostel-Sachs Instrumento de cordas

Pipa (Chinês: 琵琶; pinyin: pípá) é um instrumento de corda chinês. É um dos instrumentos musicais mais antigos da China, com mais de dois mil anos de história, onde ainda hoje é um dos instrumentos mais populares.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O Pipa é um instrumento de ponteio que possui uma caixa de ressonância achatada, com o formato de meia pêra.

O pescoço ou braço comprido em madeira é dividido em tons por filetes, possui quatro ou cinco cordas.

As cordas de seda são tocadas com uma palheta de marfim, madeira, osso ou mesmo com a própria unha do músico, que fazem as cordas vibrarem..

História[editar | editar código-fonte]

Painel pintado do sarcófago de Yü Hung, retrata uma das figuras persas ou sogdianas tocando pipa. 592 d.C., dinastia Sui.

Origem[editar | editar código-fonte]

O pipa teve a sua origem na antiga Pérsia sendo conduzido para o oeste da China nos séculos V e VI[1]. Foi difundido por todo território chinês como o instrumento musical mais usado e popular do país, chegando a ser chamado de o Rei dos instrumentos de corda dedilhadas, em referência a uma das quatro categorias clássicas de instrumentos chineses.

Antiguidade chinesa[editar | editar código-fonte]

Aparece já na antiguidade chinesa, no princípio era um tanto rústico. Naquela época, há mais ou menos dois mil anos, todos os instrumentos de corda eram conhecidos por pipa.

Com o passar dos tempos e com a popularidade que o instrumento conquistou, resolveu-se que somente aquele instrumento o mais popular seria conhecido por Pipa.

Dinastia Tang[editar | editar código-fonte]

As referências a este instrumento são freqüentes nas poesias da Dinastia Tang (618-907 d.C.), onde geralmente é elogiado por seu refinamento e tom delicado. O pipa usado hoje em dia é baseado nos desenvolvimentos do instrumento durante essa época[1].

O poeta Bai Juyi, descreve em sua peça Pipa Xing (Tocadora de Pipa) um encontro casual com uma tocadora de pipa no Rio Yangtze e comenta a força expressiva deste instrumento musical:

大絃嘈嘈如急雨 : As cordas mais grossas são como uma rajada de chuva repentina.
小絃切切如私語 : As cordas mais finas soam como os murmúrios dos amantes.
嘈嘈切切錯雜彈 : Falam e conversam,
大珠小珠落玉盤 : como pérolas, grandes e pequenas, a cair num prato de Jade.

Década 50 do século XX[editar | editar código-fonte]

Nessa década foram criados cursos superiores de pipa em conservatórios. O instrumento foi reestruturado e expandido para tornar maior a área de tons, tendo uma posição importante dentro das orquestras sinfônicas.

Como usar o pipa[editar | editar código-fonte]

Jovem chinesa tocando pipa.

Para tocar o pipa, o músico tradicionalmente o coloca na posição vertical. É preciso ter muita agilidade em seus dedos a fim de conseguir passar a virtuosidade do som que ele produz.

Hoje são conhecidas por volta de sessenta maneiras diferentes de tocar o pipa com ambas as mãos, que foram desenvolvidas através dos séculos, oportunizando sua participação em grandes orquestras, sendo ponteado na vertical por melhor adaptação dos músicos.

Músicas tradicionais para a pipa[editar | editar código-fonte]

  • Branca Neve Primaveril
  • Emboscada em todos os Lados

Referências

  1. a b «Instrumento chinês – Pipa - china radio international». portuguese.cri.cn. Consultado em 1 de setembro de 2016 
  • Stanley Sadie e John Tyrrell New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres, 2001, segunda edição.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Vídeos[editar | editar código-fonte]