Piquenique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Le Déjeuner sur l'Herbe (The Picnic), pintura de Manet.


Um convescote[1] ou piquenique (do francês pique-nique) é uma atividade de entretenimento que consiste na realização de uma refeição ao ar livre, como um lanche ou almoço.

Geralmente os lugares escolhidos são campos, florestas e relvados, para usufruir do contato com a natureza e a vida selvagem. É uma prática muito difundida na América do Norte, Europa, Oceania e Japão.

A palavra piquenique tem origem no francês pique-nique, no século XVII. Mais tarde, os franceses absorveram do picnic inglês o sentido moderno da palavra: passeios ao ar livre, nos quais as pessoas levam alimentos para serem desfrutados por todos. [carece de fontes?]

Em Portugal, é costume fazerem-se piqueniques durante a época festival, nas e junto das praias. Sendo o domingo um dia tradicionalmente de descanso, é normal verem-se várias famílias nos imensos parques de merendas espalhadas por todo Portugal.

No Brasil, a prática de piqueniques é tradicional em parques de algumas cidades, como o Parque Lage, no Rio de Janeiro, Parque do Ibirapuera, em São Paulo, Parque de Coqueiros, em Florianópolis e Parque Municipal, em Belo Horizonte. Nos últimos anos, grupos de pessoas passaram a se organizar para realizar piqueniques como forma de ocupação prazerosa do espaço público em grandes cidades brasileiras, entre esses grupos, estão: Movimento Boa Praça, Piperca e Convivium Slow Food Piquenique.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Piquenique
  1. http://pt.wiktionary.org/wiki/convescote