Pira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma cerimônia de cremação numa pira, na Indonésia, em 2005.

Uma pira (do Grego: πυρά, pyrá, de πυρ, pýr, fogo) é uma estrutura, em geral feita de madeira, onde se queima o corpo humano como parte de um ritual funerário, também chamada de pira funerária. Como uma forma de cremação, o corpo é colocado sobre a pira, a qual é então incinerada. Tradicionalmente, piras são usadas para cremação do morto em hinduísmo. Na Inglaterra, o caixão é colocado sobre a pira apagada; contudo, na Índia, a pira já está acesa. Piras não são comuns no mundo ocidental, nos dias de hoje, e foram substituídas pela cremação em fornos de crematórios. Em um funeral de vikings, a pira era construída em um navio, a qual tinha o formato do focinho de um dragão.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.