Pirambu (Fortaleza)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Pirambú
  Bairro do Brasil  
Mapa de Fortaleza com destaque vermelho para o Pirambú
Mapa de Fortaleza com destaque vermelho para o Pirambú
Mapa de Fortaleza com destaque vermelho para o Pirambú
Localização
Distrito Fortaleza (Sede)
Município Ceará Fortaleza, Ceará
Características geográficas
Área total 0.7 Km
População total 17,775 hab.
Outras informações
Limites Norte: Oceano Atlântico
Sul: Álvaro Weyne e Carlito Pamplona
Leste: Jacarecanga
Oeste: Cristo Redentor
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional I (SER I)

O bairro do Pirambú é um bairro de classe baixa e está localizado na área litorânea da zona oeste da cidade de Fortaleza - Ceará.[1]

A praia é sua maior extensão limítrofe. Alguns mapas, quando se referem ao bairro, abrangem áreas que se localizam além dos limites configurados pela Prefeitura de Fortaleza, incorporando os bairros do Pirambú e Cristo Redentor, além de uma parte de outro bairro chamado Barra do Ceará. Isto ocorre porque esta área, no passado, era denominada de Grande Pirambú.

História[editar | editar código-fonte]

Areninha do Pirambú antes das reformas

Um dos primeiros momentos da História do Ceará, no qual o Pirambú é citado, é a seca de 1932, quando neste local foi instalado um dos Campos de Concentração no Ceará. O Campo do Pirambú ou Polo , como ficou este conhecido.[2]

O Pirambú já foi divulgado na mídia como uma grande favela que ocupava todo o litoral oeste de Fortaleza. Este cenário começou a mudar a partir dos anos 1960, quando os moradores contam com o apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da Igreja Católica junto à imprensa Jornalística. A Igreja desempenhou papel fundamental, com a criação do Plano de Recuperação do Pirambú em maio de 1960. A principal figura da igreja foi o Padre Hélio Campos, que contribuiu para chamar a atenção da Administração Pública pelas emissoras de rádio e jornais para atender a demanda dos moradores do bairro. Com a ajuda do Padre Hélio Campos, ocorreu no dia 1 de janeiro de 1962, a Marcha do Pirambú, cujo objetivo foi reivindicar a desapropriação das terras obtidas com o Decreto Lei n.º1058 de 25 de maio de 1962. Esta passeata reuniu 20 mil pessoas no seu percurso até o centro da cidade.

Após a Marcha do Pirambú, o Bairro contou com o apoio de políticos influentes, como o então Ministro de Viação e Obras Públicas do Governo João Goulart, Virgílio Távora. Neste momento, as terras passaram a pertencer à União. Esta instância concedeu à igreja a responsabilidade de administrá-las. Não suportando as ações impostas pela Congregação, os moradores entraram em conflito com esta. Na tentativa de apaziguar e desarticular o movimento, o Padre Hélio Campos foi transferido para o Maranhão, e o Grande Pirambú foi dividido com a construção de duas paróquias, originando dois bairros com seus respectivos nomes, a paróquia da Nossa Senhora das Graças e a do Cristo Redentor. Esta divisão também promoveu a origem de líderes comunitários que formaram várias associações na luta pela melhoria do Pirambú.

Em 1973 foi construída a avenida Presidente Humberto de Alencar Castello Branco (conhecida popularmente como Leste-Oeste), com o objetivo de ligar a zona industrial na Barra do Ceará à zona portuária do Mucuripe. A partir deste momento, o Pirambú recebe nova delimitação, sendo dividido pela avenida Leste-Oeste. Deste modo, Pirambú é somente a parte do lado do mar, enquanto os moradores do lado oposto tentam se distanciar da imagem ruim associada ao lado do litoral. Neste momento ocorre a transformação da praia da Leste-Oeste em local de lazer popular.

Curiosidade: Pirambú, em tupi, quer dizer peixe-roncador, daqui vem nome deste bairro, o qual foi dado devido ao peixe Sargo-de-beiço, também conhecido como Pirambú.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Antigo Parque da Costa-Oeste

Sua população é de aproximadamente 400 mil habitantes,[3][4] que se dividem nos bairros que compõem o Pirambú: Tirol, Nossa Senhora das Graças, Cristo Redentor e Quatro Varas. Após a divisão do Grande Pirambú em bairros, o Pirambú, atualmente, é denominado Bairro Nossa Senhora das Graças pela Prefeitura de Fortaleza.

  • Área — O Grande Pirambú, o qual é formado pelos bairros Barra do Ceará, Quatro varas, Pirambú e Cristo Redentor, abrange uma área de 586,1 km².
  • Demografia — O Pirambú é o bairro que apresenta maior densidade populacional do Brasil, com mais 40 mil habitantes por km².[5]
  • Limites — Ao norte pelo oceano Atlântico, ao sul pela avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), ao leste pela rua Jacinto de Matos (Areninha do Pirambú) e ao oeste pela avenida Pasteur.

Esporte e cultura[editar | editar código-fonte]

Time amador de futebol de praia na Praia da Leste-Oeste.

Há vários projetos sociais ligados ao bairro, dentre estes, existem escolinhas de futebol de salão, onde os treinos ocorrem, principalmente, na Areninha do Pirambú. O Pirambú também contempla vários times de futebol amador (tanto futebol de campo como de praia).

No Pirambú encontra-se o Centro Cultural Chico da Silva, onde se organizam encontros, eventos, cursos de dança, música, teatro, folclore, lazer, reciclagem com arte, embalagem e o cursinho alternativo.

Pirambú no mundo[editar | editar código-fonte]

Em uma história em quadrinho da Marvel Comics publicada em 2006, o personagem do X-men chamado Wolverine passa suas férias em Fortaleza, mais precisamente, no bairro Pirambú. Apesar de não identificar em qual período histórico se passa a trama, os elementos culturais dão pistas de que tenha sido na de década de 1950, quando o Pirambú já era uma grande área de retirantes de secas, tendo sido alvo prioritário do recrutamento de mão-de-obra barata para trabalhos em condições desumanas em várias regiões do Brasil. No enredo, ele se depara com a vida dura dos meninos de rua.[6] O criador da história somente conheceu o bairro em 2015, durante uma viagem de férias promovida pela Marvel France, nove anos após a publicação.[7][8]

Personagem importante[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Bairros de Fortaleza
  2. «Currais humanos». Diário do Nordeste 
  3. «Densidade populacional de Fortaleza». PMF-IPLAM e IBGE - Censo 2000. Consultado em 4 de janeiro de 2009. Arquivado do original (PDF) em 3 de julho de 2007 
  4. «Banco Popular Pirambu será oficialmente inaugurado nesta sexta-feira». Jangadeiro Online em 27/11/2008 
  5. «SPU prioriza legalização de área da União no Bairro Pirambu». Prefeitura Municipal de Fortaleza 
  6. «Wolverine no Ceará». Revista Super Interessante. Consultado em 4 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 26 de março de 2009 
  7. «Um super-herói no Pirambu». www.opovo.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2015 
  8. Marvel no Pirambu: Há 15 anos, Wolverine encontrava o único X-Men cearense em Fortaleza

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • «Korol, Wilson (2007). Projeto Costa Oeste Impact Assessment: Analysis and Recommendations for Associacao dos Moradores do Litoral Oeste. Masters project - Duke University» 🔗 (PDF) 
  • «Santos, Maria Francineila Pinheiro dos (2006). PARA ONDE SOPRAM OS VENTOS: políticas públicas de turismo no Grande Pirambu/Fortaleza/CE. Dissertação de Mestrado - UFRN» 🔗 
  • «Silva, Débora Marques da (2006). Pirambu e suas geografias. Dissertação de Mestrado - UFC» 🔗 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]