Pirapora Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pirapora
Nome Pirapora Futebol Clube
Alcunhas Peixe Barranqueiro
PFC
Pira
Mascote Peixe
Fundação 1 de junho de 2001 (22 anos)
Estádio Estádio Otaviano Alckmin
Capacidade 2.000
Presidente Luiz Pereira
Treinador(a) Luiz Pereira
Patrocinador(a) Sprl A.E.D.C.
Empex
Prefeitura Municipal de Pirapora
Material (d)esportivo Vettor
Competição Minas Gerais Campeonato Mineiro - 2ª Divisão
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Pirapora Futebol Clube é o clube de futebol do município de Pirapora, no norte de Minas Gerais. Foi fundado em 1 de junho de 2001 pelos desportistas Luiz Pereira e Rogério Carlos. O uniforme principal tem as cores azul, amarelo e branco, em listras e o segundo é predominantemente azul claro. Em 2019 foi lançada a terceira camisa, na cor preta, com detalhes em vermelho, verde e branco nas mangas, comemorativa aos 18 anos de criação do clube.

Mascote[editar | editar código-fonte]

Como não poderia deixar de ser, o mascote do Pirapora é o peixe, apelidado de Barranqueiro, como são chamados os moradores de cidades às margens do Rio São Francisco em Minas Gerais.

Profissionalismo[editar | editar código-fonte]

Logo após o primeiro ano de fundação, o PFC disputou o Campeonato Mineiro de Futebol da Segunda Divisão de 2002. Em campo, conseguiu a classificação dentro da chave C contra o Varginha Esporte Clube e o Tombense Futebol Clube, mas acabou eliminado pela utilização de um jogador irregular. Perderia a vaga para o então eliminado Tombense Futebol Clube que, com a classificação decidida por tapetão, foi ao Hexagonal Final e acabou campeão naquele ano.

O Peixe Barranqueiro encarou a mesma Segunda Divisão em mais quatro oportunidades: 2003, 2004, 2008 e 2009. Em todas elas, foi eliminado ainda na primeira fase.

No entanto, ficaram em destaque os primeiros confrontos diretos contra rivais da mesma região do Estado: Montes Claros Esporte Clube em 2004 e o Funorte Esporte Clube em 2008, que são de Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas e a 163 quilômetros de Pirapora.

No ano de 2019 o Pirapora voltou a disputar competições, disputando o Campeonato Mineiro de 2019 - Segunda Divisão, só que o clube desistiu por problemas financeiros, ficando em 15°lugar. [1]

Nestas cinco temporadas em competições oficiais, o Pirapora FC fez 26 jogos, com seis vitórias, cinco empates e 15 derrotas. O time fez 23 gols e sofreu 50.

Referências


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.