Piratas do Chapéu de Palha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Piratas do Chapéu de Palha (麦わら海賊団, Mugiwara Kaizoku-dan?), também conhecidos como "Os Piratas de Luffy" (ルフィ海賊団, Rufi Kaizoku-dan?) ou o "Bando do Chapéu de Palha" (麦わら一味, Mugiwara Ichimi?), são os personagens principais do anime e mangá One Piece do mangaká Eiichiro Oda.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A tripulação[editar | editar código-fonte]

O nome "chapéu de palha" é uma referência ao chapéu que o capitão, Luffy, usa, dado a ele por Shanks, e que também está presente em sua bandeira: uma caveira usando um chapéu de palha. O navio da tripulação até a saga de Water Seven chama-se Going Merry e foi um presente adquirido no início da série.[1] Após o arco de Enies Lobby até o ponto atual, o bando navega com o Thousand Sunny, navio construído por Franky no fim do arco.[2]

Ao longo da história, Luffy procura por integrantes para sua tripulação, tendo especulado, no início da série, querer cerca de 10 nakamas (amigos, companheiros)[3] com funções diversificadas. Apesar disso, não hesita em convidar a fazer parte da tripulação aqueles que ele acha dignos, mesmo sem ter nenhuma função inicial, como é o caso, por exemplo, de Nefertari Vivi. Jinbei também foi convidado para participar da tripulação, mas recusou devido a ter negócios inacabados, no entanto, ele prometeu que, uma vez que se encontrassem de novo, e Luffy o convidasse de novo ele se juntaria à tripulação. São eles (em ordem de ingresso):

Recompensas[editar | editar código-fonte]

Ao decorrer da série e de cada batalha enfrentada pela tripulação, há um aumento em sua fama. Embora os membros da tripulação de Luffy não sejam más pessoas, o fato de serem piratas já os faz adotar uma postura contra o Governo Mundial, sem que, necessariamente, estes transgridam alguma lei. Inicialmente, por apenas Luffy e Zoro sempre terem um maior destaque, foram os primeiros a conseguirem uma recompensa própria – desconsiderando Robin, que já possuía a sua desde tenra idade, e Brook, que havia adquirido a sua anos atrás, antes de morrer.

Entretanto, ao final da saga de Enies Lobby, devido a magnitude do que foi realizada pela tripulação, todos os seus integrantes adquiriram recompensas próprias e, com elas, alcunhas.[12] Atualmente, o somatório das recompensas do bando resulta num montante de exatamente Berrysymbol.png 800.000.050.

Monkey D. Luffy (モンキー・D・ルフィ, Monkī D. Rufi?)
  • Berrysymbol.png 30.000.000 por derrotar os principais piratas do East Blue, tais como Buggy, Kuro (não creditado), Don Krieg e Arlong. Após o feito, foi apelidado pela Marinha como "Chapéu de Palha" (麦わら, Mugiwara?);
  • Berrysymbol.png 100.000.000 após derrotar o Crocodile;
  • Berrysymbol.png 300.000.000 após derrotar Blueno e Rob Lucci — ambos da CP9 —, invadir a ilha de julgamento Enies Lobby e declarar guerra ao governo, além da fuga contra o Buster Call.
  • Berrysymbol.png 400.000.000 adquiridos pela sucessão de eventos ocorridos antes e após a separação da tripulação. Dentre os anteriores, destaca-se o fato de Luffy ter derrotado o Shichibukai Gecko Moria (proeza anteriormente não creditada ao mesmo) e por ter agredido um Tenryuubito (天竜人, literalmente "Dragões Celestiais Folclóricos"), considerados "Nobres do Mundo". Posteriormente à separação, Luffy foi o responsável pela primeira invasão realiza à prisão do Governo Mundial considerada impenetrável, Impel Down, além de também ter conseguido escapar — acompanhado de uma grande quantidade de prisioneiros — da igualmente inescapável prisão. Soma-se a isso o fato do mesmo também ter participado ativamente da guerra ocorrida entre a Marinha e os Piratas do Barba Branca, onde Luffy, inclusive, teve sua "real origem" revelada: a de primogênito de Monkey D. Dragon, o líder do Exército Revolucionário e irmão de consideração de Portgas D. Ace, Segundo Comandante da Tripulação do Barba Branca.
Roronoa Zoro (ロロノア・ゾロ, Roronoa Zoro?)
  • Berrysymbol.png 60.000.000 após a derrota de 100 agentes na Whisky Peak e de Daz Bones, o Mr. 1. Após adquirir tal prêmio por sua cabeça, passou a ser conhecido como o "Caçador de Piratas" (海賊狩り, Kaizoku Gari?);
  • Berrysymbol.png 120.000.000 pela derrota de Kaku da CP9 e de vários capitães da Marinha antes da fuga da ilha de julgamento Enies Lobby.

Obs.: Na versão da revista Jump do capítulo 614, o Rei Netuno cita que a recompensa de Zoro é deBerrysymbol.png 160.000.000, mas foi revalado no Volume 62 do manga que houve um erro de impressão. Sendo assim a recompensa de Zoro continua sendo de Berrysymbol.png 120 milhões.

Nico Robin (ニコ・ロビン, Niko Robin?)
  • Berrysymbol.png 79.000.000 adquiridos há 20 anos atrás, por ser uma arqueóloga sobrevivente de Ohara que conseguia ler os Poneglyphs. Porém, a marinha divulgou que sua recompensa era por ter afundado 8 navios da marinha sozinha, coisa que ela nunca fez. Descoberto mais tarde que o verdadeiro motivo desta recompensa se deve à sua habilidade de ler Poneglifhs. Sua fama foi tamanha, que apelidaram-na de "Cria do Demônio" (悪魔の子, Akuma no Ko?);
  • Berrysymbol.png 80.000.000 após a fuga da ilha de julgamento Enies Lobby.
Sanji (サンジ, Sanji?)
  • Berrysymbol.png 77.000.000. Recompensa ganha por derrotar Jabura da CP9, invadir a ilha de julgamento Enies Lobby e vencer vários capitães da Marinha durante a fuga. Contudo, seu cartaz de procura-se é o único desenhado pelo fato de que o fotógrafo não conseguiu tirar-lhe uma foto. Sua alcunha após o ocorrido passou a ser "Perna Negra" (黒脚, Kuro Ashi?), clara analogia ao estilo de luta utilizado por Sanji (combate apenas com as pernas — assim como Zeff era conhecido por "Perna Vermelha") que pôde ser identificado pela Marinha.
Franky (フランキー, Furankī?)
  • Berrysymbol.png 44.000.000 após derrotar Fukurou e Nero da CP9 e da invasão à ilha de julgamento Enies Lobby, além de derrotar vários marinheiros durante a fuga. Posteriormente ao ocorrido, passou a ser conhecido como "Franky, o Ciborgue" ("鉄人"フランキー, Saibōgu Furankī?).
Brook (ブルック, Burukku?)
  • Berrysymbol.png 33.000.000, a qual ele já possuía ao entrar para o bando do Chapéu de Palha (adquirida quando o mesmo se tornou capitão de sua antiga tripulação antes de morrer). É conhecido como "Brook Sussurante" ("ブルック"ささやき, Hanauta no Brook?) alcunha adquirida enquanto fazia parte dos Piratas de Rumblar, o motivo da alcunha não é bem explicado, mas é possível que seja por ele ser um musico ou por causa de seu ataque em que ele ataca o inimigo com a espada e o inimigo só percebia 10 passos depois e o ataque era chamado Hanauta Senchou Yahazu Giri.
Usopp (ウソップ, Usoppu?)
  • Berrysymbol.png 30.000.000, devido, principalmente, ao fato de ter sido o responsável por incendiar a bandeira do Governo Mundial. Porém, não se sabe se Usopp será reconhecido como o portador desta recompensa já que o governo só o viu fantasiado e utilizando o pseudônimo "Sogeking, o Rei dos Atiradores" (狙撃の王様, Sogeki no Ou-sama?).
Nami (ナミ, Nami?)
  • Berrysymbol.png 16.000.000 por derrotar Kalifa da CP9 e pela invasão à ilha de julgamento Enies Lobby, inclusive tendo sido responsável pela derrota de vários membros da Marinha antes da fuga. Sua alcunha desde então é "Bela Ladra" (泥棒猫, Dorobō Neko?).
Tony Tony Chopper (トニートニー・チョッパー, Tonī Tonī Choppā?)
  • Berrysymbol.png 50. Tem grandes habilidades médicas mesmo sendo uma rena. E apesar de ter lutado bravamente e conseguido derrotar Kumadori da CP9, a recompensa de Chopper é pequena pois esteve inconsciente durante a chegada dos marinheiros à ilha, os quais suporam que o mesmo fosse apenas uma espécie de "mascote" do bando, que por desventura o fez conhecido como o "Amante de Algodão-Doce" (わたあめ大好き, Wataame Daisuki?).

Ambições[editar | editar código-fonte]

Embora todos ajam em conjunto, cada tripulante individualmente possui um sonho que almeja tornar realidade. As motivações de cada um são distintas, embora cada uma reflita em algum acontecimento durante o passado dos “chapéis de palha”.

  • Luffy, devido a uma promessa feita a Shanks quando o mesmo deu-lhe seu chapéu de palha, almeja formar uma “super tripulação”, encontrar o tesouro deixado por Gol D. Roger, o One Piece, e então tornar-se no Rei dos Piratas (海賊王, Kaizoku-Ō).[4]
  • Zoro buscar se tornar no maior espadachim do mundo, motivado por Kuina, antiga amiga e colega de treinamento que almejava pelo mesmo quando ambos eram jovens.
  • Nami sonha viajar pelo mundo e desenhar um mapa global.
  • Usopp almeja tornar-se num “bravo e corajoso guerreiro do mar”, assim como seu pai, Yasopp, integrante da tripulação de Shanks, o Ruivo. No decorrer da série, Usopp desenvolve um sonho secundário, que é o de visitar Elbaf, a ilha dos gigantes. Durante os dois anos de separaçãdo grupo, decide se tornar REi do Atiradores.
  • Sanji deseja encontar o chamado All Blue (オールブルー, Ōru Burū), um lendário mar que acredita-se ser o ponto de encontro das correntes marinhas dos demais oceanos, portanto, sendo o local onde será possível encontrar qualquer espécie de peixe.
  • Chopper sonha virar um grande médico, na figura de seu “pai”, Dr. Hiluluk, capaz de curar qualquer tipo de enfermidade.
  • Robin almeja encontrar o lendário Rio Poneglyph e conhecer a “Verdadeira História” quanto ao “Século Perdido”, continuando o trabalho realizado por anos por sua mãe, Nico Olvia, e os demais arqueólogos de Ohara.
  • Franky ambiciona construir o melhor de todos os navios, capaz de cruzar toda a Grand Line, assim como o Oro Jackson, navio utilizado pelo Rei dos Piratas, Gol D. Roger, o qual foi confeccionado por Tom, mentor e figura paterna na infância de Franky.
  • Brook deseja cumprir a promessa que fez 50 anos atrás, quando ainda era vivo, para Laboon, a baleia a quem ele e os demais tripulantes dos Rumbar Pirats, da qual o mesmo era o musico da tripulação, prometeram reencontrar.

Locais visitados individualmente após a separação[editar | editar código-fonte]

Ao fim do arco de Thriller Bark, e da derrota de Gecko Moria, a tripulação dirigiu-se até o Arquipélago Sabaody, com intuito de revestir o navio a fim de chegar naquela que seria sua próxima parada, a Ilha dos Tritões. Todavia, devido aos acontecimentos ocorridos lá, houve um súbito aparecimento de Bartholomew Kuma com a função de “eliminar a Tripulação do Chapéu de Palha”. Utilizando-se de suas habilidades provenientes da sua Akuma no Mi, Kuma dispersou a tripulação, enviando-os a destinos distintos.[13] Em função do número de integrantes, durante esta separação, deveriam-se ser considerados 9 localidades visitadas, contudo, devido a Luffy não ter permanecido no local ao qual foi mandado aparentemente igual aos demais tripulantes e Robin ter sido resgatada pelo Exército Revolucionário e parado em outra localidade, totalizam-se 11. São eles:

  • Luffy: Amazon Lily (Calm Belt)[14] ; Impel Down (Calm Belt)[15] e Marineford (Grand Line)[16]
  • Nami: Ilha Weatheria (Ilha do Céu)[17]
  • Franky: Ilha Karakuri - Barjimoa (Grand Line)[17]
  • Sanji: Ilha Momoiro - Império Kamabakka (Grand Line)[18]
  • Usopp: Ilha Burla - Glinston (Grand Line)[19]
  • Brook: Ilha Namakura (Grand Line)[20]
  • Robin: Tequila Wolf (East Blue)[20] Balstigo
  • Chopper: Império Torino (South Blue)[21]
  • Zoro: Ilha Kuraigana - Ruínas do Império Shikkearu (Grand Line)[22]

Novo Mundo[editar | editar código-fonte]

Após a decisão de embarcarem rumo ao Novo Mundo, a tripulação decidiu visitar, inicialmente, a Ilha dos Tritões, porém, devido a separação inesperada, seus planos não ocorreram como previsto.

Referências

  1. a b Volume 5, Capítulo 41; Episódio 17
  2. a b Volume 35, Capítulo 436; Episódio 321
  3. Volume, Capítulo 1, Episódio 1
  4. a b Volume 1, Capítulo 1; Episódio 4
  5. Volume 1, Capítulo 6; Episódio 3
  6. Volume 11, Capítulo 94; Episódio 43
  7. Volume 35, Capítulo 438; Episódio 324
  8. Volume 8, Capítulo 68; Episódio 30
  9. Volume 17, Capítulo 153; Episódio 91
  10. Volume 41, Capítulo 398; Episódio 274
  11. Volume 50, Capítulo 442; Episódio 381
  12. Volume 45, Capítulo 435; Episódio 320
  13. Volume 53, Capítulo 513; Episódio 405
  14. Volume 53, Capítulo 514; Episódio 408
  15. Volume 54, Capítulo 526; Episódio 423
  16. Capítulo 556
  17. a b Volume 54, Capítulo 523; Episódio 418
  18. Volume 54, Capítulo 523; Episódio 419
  19. Volume 54, Capítulo 524; Episódio 419
  20. a b Volume 54, Capítulo 524; Episódio 420
  21. Volume 54, Capítulo 523; Episódio 421
  22. Volume 54, Capítulo 524; Episódio 421
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: One Piece