Pitchfork

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pitchfork Media)
Ir para: navegação, pesquisa

A Pitchfork Media, comumente conhecida como Pitchfork e ocasionalmente abreviado para P4K ou pfork, é uma publicação diária online estadunidense, devota à crítica e comentários musicais, notícias sobre música e entrevistas a artistas. Foca-se na música independente, incluindo o Indie Rock. No entanto, cobre também música electrónica, pop, hip hop, dance, folk, jazz, e música experimental.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Fundado por Ryan Schreiber em 1995, em Minnesota, o site se centra em resenhas e criticas sobre a chamada 'música nova', mas os jornalistas da Pitchfork também fazem críticas sobre as reedições e "box sets". O site tem publicado listas de "melhores álbuns" - como os melhores dos anos 70, 80 e 90 e as melhores músicas dos anos 60 - assim como todos os anos desde 2001 publicam a lista de melhores singles e álbuns do ano. O site está reputado como tendo uma significativa influência no mundo da música independente,[1] apesar de ser criticada por alguns pela sua atitude "alienada", devoção a tendências e modas, e por focar-se em bandas e estilos de música obscuros, ou desconhecidos do grande público.[2]

Desde 2008, a Pitchfork também possui um canal de TV online via streaming, o Pitchfork.tv.[3]

Em 2009, o fundador Ryan Schreiber foi destacado pela revista Time como uma das pessoas mais importantes do ano.[4]

Referências

  1. Greg Kot (8 de Maio de 2005). Pitchfork e-zine tells indie fans what's hot and not. Visitado em 6 de Fevereiro de 2010.
  2. J. Freedom du Lac (30 de Abril de 2006). Giving Indie Acts A Plug, or Pulling It. Visitado em 6 de Fevereiro de 2010.
  3. Felipe Zmoginski. Pitchfork estréia canal de TV online 8 de Abril de 2008. Visitado em 5 de Fevereiro de 2010.
  4. Brian Raftery. Ryan Schreiber - The 2009 TIME 100 Finalists - TIME. Visitado em 5 de Fevereiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.